28 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Chuvas em Alagoas devem diminuir nesta terça

Após a madrugada de chuva intensa, tempo no dia seguinte deve ser firme: a previsão é de sol e clima seco.

A Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Sala/Semarh) informa que há a previsão de chover mais 40 milímetros ainda hoje na região Metropolitana de Maceió. Porém, nesta terça-feira (29) o tempo deve ser firme: a previsão é de sol e clima seco.

A previsão para esta segunda-feira é de permanência das chuvas, com pancadas mais fortes na região metropolitana. Os 40 milímetros de chuva que devem cair ainda hoje abrangem os municípios de Maceió, Marechal Deodoro, Barra de São Miguel, Rio Largo, entre outros da região Metropolitana.

As condições do tempo em Alagoas vem sendo monitoradas com mais afinco desde o início das chuvas na madrugada desta segunda-feira (28). As fortes chuvas são decorrentes da formação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis no Oceano Atlântico, próximo à costa de Alagoas.

De acordo com o meteorologista da Sala de Alerta da Semarh Vinícius Nunes Pinho, a chuva se estende às regiões Agreste, Zona da Mata e Baixo São Francisco, mas não com a mesma intensidade se comparada à área metropolitana. “O tempo deve melhorar nesta terça-feira [29], com sol e registros de tempo seco”, completa Vinícius Pinho.

Muita água

Segundo o levantamento feito pela Sala de Alerta nesta segunda-feira, choveu 128 milímetros durante a madrugada no bairro da Cambona, parte baixa de Maceió. Na região do Farol, onde está localizado o bairro do Pinheiro, choveu aproximadamente 100 milímetros.

Pela manhã, a Semarh enviou um alerta com atenção especial ao bairro do Pinheiro. Segundo o comunicado encaminhado à Defesa Civil Estadual, ao Gabinete do Governador e ao Corpo de Bombeiros, a continuidade das chuvas na capital causaria transtornos ao bairro, que tem sido monitorado pelo aparecimento de rachaduras nas residências e vias.

Com relação aos níveis das lagoas, a Sala de Alerta da Semarh confirmou que as chuvas “não trazem risco de transbordamento das principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas”.

Essas chuvas previstas não trazem risco de transbordamento nas principais bacias hidrográficas do Estado de Alagoas e também não impactarão nos níveis das lagoas, porém, pancadas intensas poderão provocar alagamentos e movimentações de massa em áreas vulneráveis e com deficiência de drenagem, principalmente em áreas urbanas impermeabilizadas.