21 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Cibele Moura cobra inclusão de estudantes de Odontologia na lista de prioridade para vacinação

Deputada observa que reconhece que faltam vacinas para várias categorias e que o País ainda não conseguiu disponibilizar o quantitativo

A deputada Cibele Moura (PSDB) apelou aos gestores da Saúde do Estado e do Município para que incluam os estudantes de Odontologia nos grupos prioritários do programa de imunização contra a Covid-19, em Alagoas, assim como os estagiários de Medicina.

De acordo com a parlamentar, os estudantes que atuam nas clínicas de Odontologia das faculdades não têm direito a vacinação, porque o estudo clínico não é considerado estágio.

“Ora, esses estudantes estão correndo o mesmo risco dos demais que já estão trabalhando em estágio. Eles estão em contato direto com pacientes. Sendo um atendimento odontológico, é óbvio que esses pacientes não estão com máscaras”, observou a deputada, durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 13.

“Para participarem da clínica é exigido, desde antes da pandemia, uma caderneta de vacinação completa para diversas doenças, como hepatite, gripe, tétano e, quando chega o momento da vacinação contra a Covid, eles não são levados em consideração”. Cibele Moura.

A deputada observa que reconhece que faltam vacinas para várias categorias e que o País ainda não conseguiu disponibilizar o quantitativo de imunizantes suficientes para a população.

“Peço, encarecidamente, a sensibilidade dos gestores de saúde de Alagoas e de Maceió, pois entendo a necessidade desses estudantes, que são tão importantes para a saúde pública, principalmente neste momento de pandemia”. Cibele Moura.