20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

CNBB lança o tema da fome pela 3ª vez na campanha da fraternidade

Secretário geral da CNBB destacou a fome como um “flagelo humanitário”

A fome: Brasil volta ao mapa da fome com mais de 33 milhões no” flagelo humanitário”, segundo a CNBB

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou nesta quarta-feira, 22, a Campanha da Fraternidade de 2023, que tem o combate à fome como tema.

O lançamento aconteceu na sede da CNBB, em Brasília. nesta manhã. É a terceira vez que a fome é tema escolhido para a campanha, Desta vez o argumento é de que o País retornou ao  após ao Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), exatamente no ano passado, com mais de 33 milhões de brasileiros inseridos no mapa.

O tema oficial da campanha foi intitulado “Fraternidade e Fome”, e usa o lema bíblico “Dai-lhe vós mesmos de comer!”, extraído de Mateus 14, 16.

“A primeira vez [que o tema foi a fome] foi em 1975. A segunda vez, dez anos depois, em 1985. E agora, 38 anos depois, o tema lamentavelmente retorna”, discursou o secretário-geral da CNBB, Dom Joel Portella Amado. “Se a fome de uma única pessoa já nos deve incomodar, como nos tornarmos indiferentes diante da fome de milhões de irmãos e irmãs? O fato é a fome e ele nos desafia”, acrescentou.

Dom Joel classificou a fome, em seu discurso, como um “flagelo humanitário”, e argumentou que o Brasil vive uma situação em que “o modo em que uma sociedade está organizada acaba por deixar muitos de seus filhos e filhas em estado de insegurança”.