28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Cotidiano

CNH digital: Detran/AL faz alerta sobre aplicativos falsos

Jair Bolsonaro (PSL) também que o Ministério de Infraestrutura anunciará a ampliação da validade da CNH

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) faz um alerta aos usuários que desejam obter a versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para ficarem atentos a aplicativos falsos que podem trazer prejuízos pessoais e ao aparelho.

Desde a implantação do novo formato da habilitação, muitos condutores estão à procura e podem fornecer dados para plataformas que não são oficiais.

Para identificar o software verdadeiro, é essencial que ele esteja atento ao nome do aplicativo. A ferramenta oficial que foi desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa responsável por distribuir os aplicativos ligados ao governo federal, é chamada de Carteira Digital de Trânsito (CDT).

“O aplicativo é seguro e foi desenvolvido pelo Serpro. A CNH digital oferece maior mobilidade, praticidade e comodidade aos usuários, mas é necessário ter atenção na hora de baixar o app, para não cair nas mãos de golpistas”. Lisiane Rocha, chefe de controle de condutores do Detran/AL.   

É importante lembrar que o aplicativo verdadeiro também engloba o Cerificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital, que no momento está em fase de implantação em Alagoas e quando estiver disponível para os usuários a autarquia irá divulgar o procedimento para obtenção pelos canais oficiais do órgão.

Digital

O Detran/AL reforça que a versão digital do documento de porte obrigatório já está disponível no Estado desde novembro de 2017 para os usuários que possuem o novo modelo da CNH, emitido a partir de maio do mesmo ano, com o QR Code incluso na parte interna.

No final do mês de janeiro, o Detran/AL divulgou o novo procedimento para os alagoanos aderirem à versão digital, estabelecido pelo governo federal, onde os condutores poderão obter o documento eletrônico sem precisar comparecer a um posto de atendimento do órgão, uma novidade que trouxe maior conforto e praticidade ao usuário.

Os interessados em obter o documento digital poderão ter acesso ao procedimento através do site oficial do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e conferir o passa a passo para realizar a adesão no Portal de Serviços.

Ampliação do prazo

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) afirmou no Twitter neste sábado (9) que o Ministério de Infraestrutura anunciará a ampliação da validade da CNH. Segundo o presidente, o ministro Tarcísio Freitas também deverá declarar o fim da obrigatoriedade de aulas com simuladores e haverá revisão nas questões de emplacamento e de medidas que afetam caminhoneiros.