16 de junho de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

CNI/Ibope: Ainda líderes, Bolsonaro e Haddad caem 1 ponto cada

Descontando margem de erro de, o único a vencer Bolsonaro no segundo turno seria Ciro Gomes

Em nova pesquisa do instituto Ibope, desta quarta-feira 26, Jair Bolsonaro (PSL) segue na frente das intenções de voto, seguido por Fernando Haddad (PT)=. O capitão da reserva possui 27% e o ex-prefeito de São Paulo, 21%. A pesquisa foi encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Em comparação com pesquisa da segunda-feira (24), Bolsonaro oscilou negativamente, pois tinha 28% das intenções de voto. Haddad também oscilou negativamente, já que tinha 22% das intenções.

Logo atrás aparece Ciro Gomes (PDT), com 12%, seguido de Geraldo Alckmin (PSDB), com 8% e Marina Silva (Rede), com 6%. Como a margem de erro é de depois pontos percentuais para mais ou para menos, Ciro e Alckmin estão tecnicamente empatados no limite dela. O tucano também empata com Marina dentro da margem de erro.

Ciro oscilou um ponto percentual para mais. Alckmin (PSDB) manteve os mesmos 8% do início da semana. Marina Silva oscilou positivamente, pois havia obtido 5% na pesquisa de segunda.

João Amoêdo (Novo) tem 3%, Alvaro Dias (Podemos) e Henrique Meirelles (MDB) tem 2% e Guilherme Boulos (PSOL), 1%. Brancos, nulos e indecisos somam 18%. Os candidatos Cabo Daciolo (Patriota), Vera Lúcia (PSTU), José Maria Eymael (DC) e João Goulart Filho (PPL) não somaram 1% das citações.

O Ibope ouviu 2.000 pessoas em 126 municípios entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) com o número BR-04669/2018.

Jair Bolsonaro (PSL): 27%
Fernando Haddad (PT): 21%
Ciro Gomes (PDT): 12%
Geraldo Alckmin (PSDB): 8%
Marina Silva (Rede): 6%
João Amoêdo (Novo): 3%
Alvaro Dias (Podemos): 2%
Henrique Meirelles (MDB): 2%
Guilherme Boulos (PSOL): 1%
Branco/Nulo: 11%
Não sabe/não respondeu: 7%

Segundo Turno

A pesquisa Ibope/CNI divulgada nesta quarta também promoveu cenários de segundo turno entre os candidatos, todos contra Bolsonaro, que já estaria garantido na próxima etapa. Novamente, apenas Marina Silva perderia para o candidato do PSL. Entretanto, descontando margem de erro de 2%, o único a vencer Bolsonaro seria Ciro Gomes

Haddad x Bolsonaro
Haddad: 42%
Bolsonaro: 38%
Branco/Nulo: 16%
Não sabe/não respondeu: 4%

Ciro x Bolsonaro
Ciro Gomes: 44%
Jair Bolsonaro: 35%
Branco/Nulo: 17%
Não sabe/não respondeu: 3%

Alckmin x Bolsonaro
Geraldo Alckmin: 40%
Jair Bolsonaro: 36%
Branco/Nulo: 20%
Não sabe/não respondeu: 3%

Bolsonaro x Marina
Jair Bolsonaro: 40%
Marina Silva: 38%
Branco/Nulo: 19%
Não sabe/não respondeu: 3