20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

CNN mentiu sobre Brasil “perder U$ 50 bi com Ucrânia” e fonte foi o Governo de SP

Empresa ucraniana nem tem representantes no Brasil e disse não ter se reunido com o Governo de SP

ACNN Brasil divulgou esta semana um reportagem de Caio Junqueira, no telejornal apresentado por William Waack, sobre um investimento de US$ 50 bilhões da Ucrânia no Brasil para a fabricação no país de aeronaves Antonov. Porque o “Brasil deixou de ser neutro”.

Essa informação é uma mentira. E tinha como fonte o governo de São Paulo, comandado pelo bolsonarista Tarcísio de Freitas.

“A Secretaria de Negócios |nternacionais do Estado de São Paulo informa que, no dia 11 de abril, recebeu representantes de Oleksandr Nykonenko e Victor Avdeyev, conselheiro e vice-presidente da Antonov Company, para audiência a respeito de interesse da estatal ucraniana Antonov desenvolver atividades no Brasil, em especial no Estado de São Paulo. Segundo os representantes, a companhia teria um plano de investimentos de US$ 50 bilhões em cinco anos”. Nota do Governo de São Paulo.

Apenas reforçando: isso é mentira. Que infelizmente foi reproduzida por bolsonaristas, incluindo aí políticos – que votam contra a PL das fake news.

Pra quem ainda não sabe, a Ucrânia está em guerra há mais de um ano e depende de ajuda internacional cada vez maior para sobreviver à invasão russa. Somente no ano passado, o PIB ucraniano caiu 29,1%, na comparação com o ano anterior. O investimento, hoje 25% do total PIB da Ucrânia, simplesmente não teria como acontecer.

Em nota, a Antonov disse que “não tem representante autorizado no Brasil e não concedeu a nenhuma pessoa qualquer autoridade para representar os interesses da empresa”. Fica portanto, mais do que claro e evidente a mentira  envolvendo o governo de São Paulo e a CNN Brasil.

Pra constar: o repórter Caio Junqueira fixou em seu Twitter a fake news dele em seu perfil.