27 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Justiça

Com prefeito no TJ-AL: Moradores do Pinheiro apresentam demandas em reunião

Presidente do Tribunal de Justiça, Tutmés Airan, conduziu reunião com membros do movimento SOS Pinheiro e o prefeito Rui Palmeira

O presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, Tutmés Airan de Albuquerque, se reuniu na manhã desta quinta-feira (14), com o prefeito Rui Palmeira e membros do movimento SOS Pinheiro, para discutir soluções que amenizem a situação dos moradores do bairro.

O desembargador Tutmés Airan destacou que a ausência de um diagnóstico dá margens para especulações que angustiam os moradores, e colocou o Judiciário à disposição dos moradores e da Prefeitura. Na ocasião, o presidente concordou com as demandas do movimento sobre melhorar a comunicação e ajudar com o serviço psicossocial.

Além de demandas relacionadas ao atendimento e comunicação com as autoridades, os moradores pediram celeridade à Prefeitura. Uma das propostas é a presença maior de especialistas, que segundo o prefeito, já está sendo providenciada com a transferência da Defesa Civil para o bairro e a instalação de um gabinete de risco.

O membro do SOS Pinheiro Geraldo Vasconcelos de Castro ressaltou que o gesto simbólico de autoridades visitarem o bairro tranquilizaria os moradores. Geraldo explica que a proximidade mostra à população que iniciativas estão sendo tomadas, e diminui o pânico causado por informações não oficiais.

“Pedimos também imediatamente uma solução para a questão da comunicação. Desde novembro que o movimento SOS pede um especialista em comunicação de risco, para que não cause pânico na população toda vez que se dê uma notícia”. Geraldo Vasconcelos de Castro, do SOS Pinheiro.

Para Rui Palmeira, a reunião foi produtiva e serviu para dirimir dúvidas. E falou sobre as ações municipais na região:

“Eu passei as informações que nós temos em relação a tudo que está sendo feito e estudado pelos órgãos. Tentei tranquilizar os moradores, pois não há qualquer indício de afundamento do bairro. No entanto, sabemos que ainda não temos a causa para o fenômeno que está acontecendo. Desde o ano passado, a Prefeitura trabalha pelo Pinheiro, buscando técnicos de universidades e do Governo Federal. Além disso, publicamos o decreto que suspende a cobrança do IPTU e de outras taxas, e as primeiras 80 famílias já estão recebendo o auxílio moradia da União. A Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem feito um levantamento populacional para a necessidade de evacuação da área”. Rui Palmeira, prefeito de Maceió.

Prefeito Rui Palmeira reunido com integrantes do SOS Pinheiro no TJ
Foto:Marco Antonio/Secom Maceió

Tutmés Airan informou que o TJ vai lançar, no bairro do Pinheiro, um programa de regularização de posse de imóveis, em parceria com a Associação dos Notários e Registradores de Alagoas (Anoreg).

“As pessoas precisam regularizar a posse de seus imóveis para ter acesso aos socorros que estão vindo da União. É um somatório de esforços nesse momento para melhorar a vida dessas pessoas que passam por um momento muito difícil”. Tutmés Airan, presidente do TJ-AL.

Os moradores do bairro do Pinheiro também apresentaram propostas para um callcenter, parcerias para intensificar o policiamento no bairro, e outros auxílios para moradores que não têm condições de arcar com todas as despesas das mudanças. O prefeito Rui Palmeira solicitou que todos os pedidos sejam compilados em um documento.