23 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Tecnologia

Como fazer o SEO na sua loja virtual

Segundo a instituições Abradi, 93% dos processos de compra nas lojas virtuais começam através do site de busca. Este já é um bom motivo para você não deixar que a sua loja fique sem SEO, não é mesmo?

A necessidade de investir neste mercado vem aumentando cada dia com a chegada da concorrência. Por isso, não deixe este assunto de lado e aprenda aqui como fazer o SEO na sua loja virtual.

A criação de lojas virtuais está intimamente ligada ao SEO, escolher uma que lhe ajude é o melhor caminho.

Primeiro entenda o que é SEO!

Antes de começar a colocar em prática as técnicas de SEO, entenda o que essas três letrinhas significam. E – pode acreditar – elas vão mudar o rumo da sua loja virtual.

SEO (significa Search Engine Optimization) nada mais é que o conjunto de técnicas e práticas que tem como objetivo posicionar um site em buscadores como, por exemplo, Google, Bing, Yahoo, etc. Essas técnicas atuam diretamente na otimização de vários elementos de um site, aumentando sua relevância e performance.

Como funcionam os motores de busca?

Esses motores de busca te ajudarão muito, afinal, são eles que indexam e rastreiam endereços que já existem na web mostrando uma busca mais eficiente após um usuário fazer uma pesquisa.

Por isso, para criar estratégias excelentes de SEO e alcançar bons destaques é necessário entender como os algoritmos são lidos e como os buscadores interpretam estes dados.

Aprenda como fazer o SEO na sua loja virtual

Lojas virtuais que trabalham o SEO geralmente são aquelas que aparecem no topo ou, no mínimo, na primeira página dos sites de busca. Portanto, é muito importante que você siga todos os detalhes das otimizações on-page e off-page para que a sua loja fique bem posicionada e receba mais clientes.

Conheça algumas técnicas para te ajudar a fazer o SEO:

  • Palavra-chave – Este é o primeiro passo que precisa ser dado. Liste todas as palavras-chave que ajudarão as pessoas s chegarem até a sua loja virtual. Lembrando que estas palavras precisam estar relacionadas ao mercado que a sua loja está inserida. Você poderá entrar no Google Analytics para conseguir listar as palavras, já que ele mostra o que as pessoas digitam no site de busca para chegar até a sua loja.
  • Títulos – Ao montar um título na sua loja virtual, pense sempre naquelas palavras-chave que listou. Os motores de busca dão prioridade para alguns elementos durante uma busca. Entre os elementos mais importantes estão título, subtítulo e textos em negritos no meio do conteúdo.
  • ConteúdoO conteúdo será o ponto chave para você ter sucesso no ranqueamento da sua loja virtual. Tente, sempre que der, usar as palavras-chaves também no meio do conteúdo.
  • Critérios – A criação de conteúdo voltado para SEO tem três critérios que precisam ser avaliados. São eles: relevância nas consultas, credibilidade do conteúdo e se o conteúdo será referência para quem ler.
  • UX – A experiência que os usuários terão na sua loja virtual também será contada pelos buscadores. A avaliação analisa todos os pontos, desde se a sua loja se adapta fácil para todos os tipos de dispositivos até o período que o cliente fica na loja.
  • Link Building – É muito bom quando a sua loja tem direcionamento de outros sites ou blogs. Desta forma, o Google entenderá que ela é bem relevante.
  • URL amigável – Ter uma URL que facilite o entendimento dos usuários também é bem visto pelos robôs dos sites de busca. Por isso, no lugar de optar por uma URL genérica, dê preferência para um endereço que tenha números e códigos – se possível que tenha uma daquelas palavras-chave ou que o título seja a URL, por exemplo.
  • ROI EM SEO – Segundo uma pesquisa feita pela Econsultancy/Adestra, 32% dos profissionais acham que o ROI em SEO é uma boa opção, pois ele faz com que a estratégia fique em primeiro lugar quando estamos falando em retorno de investimento em um e-mail marketing e links patrocinados, por exemplo. Para te ajudar a fazer a medição do ROI, estime o número de visitas que teria utilizando certas palavras-chave em um certo período. Depois disso, compare o resultado.
  • Monitoramento – O indicado é que você faça o acompanhamento periodicamente, olhando os resultados e fazendo de tudo para que o conteúdo seja bem qualificado. Outra dica legal é separar os conteúdos que serão publicados nas redes sociais dos do site. Mas, claro, que os assuntos devem ser interligados com chamadas e links de direcionamento.
  • Fontes de tráfego – O Google Analytics poderá te auxiliar na análise das fontes de tráfego de busca orgânica da sua loja virtual. Com esses dados, você terá uma noção de quais palavras-chaves os usuários digitam para chegar ao seu site. É muito importante estar sempre de olho no monitoramento destas fontes de tráfego porque elas podem mudar constantemente.
  • Black Hat – Não tente fazer Black Hat, que são práticas não verdadeiras para tentar burlar o algoritmo dos buscadores com o objetivo de ter maior indexação, pois você poderá ser punido e ainda corre o risco de não conseguir um trabalho eficiente. Se o Google descobrir, por exemplo, eles despencam a sua loja das páginas de busca. Para você não ser punido, não exagere nas palavras-chave que não têm nada a ver com a sua loja virtual para tentar enganar os seus clientes.

Cuidado com alguns erros

Dependendo do que fizer errado no momento de programação do SEO ou até mesmo no dia a dia na produção de conteúdo e cadastro de mercadoria, pode ser fatal para a sua loja. Um detalhe pode fazer com a sua loja caia muito no ranking dos buscadores.

Veja quais são os erros mais comuns:

  • Conteúdo ruim – Não funciona muito você ter uma loja perfeita quando o assunto é SEO, se os produtos que você vende não são rentáveis, por exemplo. É muito importante que tenha muito cuidado no momento de publicação de cada mercadoria porque isso será fundamental para o aumento de suas vendas.
  • Palavras-chave incorretas – Ao publicar um novo produto não se esqueça de usar palavras-chave relevantes, pois elas são as responsáveis diretas para que aconteça o ranqueamento da sua loja nos buscadores da forma que trará resultado.

Seguindo essas dicas de SEO na sua loja virtual, com certeza você aumentará as vendas ao melhorar sua posição nos buscadores.