3 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Condenada, Zambelli pode perder mandato, ficar inelegível e ser presa

Deputada é ré na corte após ameaçar com uma arma um jornalista na véspera do 2º turno

Agora que se tornou é no STF, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) pode ser condenada a até seis anos de prisão, ainda que em regime semiaberto, e perder o mandato se for considerada culpada em ação que trata da perseguição armada contra um jornalista na véspera do 2º turno, no ano passado.

Ela é acusada por grave ameaça decorrente do uso de arma de fogo, que impede que eventual pena de prisão seja convertida em alternativas como prestação de serviço à comunidade, segundo especialistas.

Zambelli ainda é acusada de porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal com emprego de arma em denúncia movida pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Ela estava em um restaurante quando foi provocada por um homem que afirmou que o então presidente Jair Bolsonaro e aliados iriam “voltar para o bueiro” com a vitória de Lula A deputada perseguiu o homem com uma arma 9mm nas mãos.

Na última segunda-feira (21), o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu tornar Zambelli ré na ação, por 9 votos a 2. Divergiram da maioria os ministros André Mendonça e Kássio Nunes Marques, ambos indicados pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.

Se for considerada culpada pelos juízes, Zambelli também deve perder o mandato. pode ser enquadrada na Lei da Ficha Limpa e se tornar inelegível. A inelegibilidade acontece a partir do julgamento do órgão colegiado até a decisão final. Se os recursos mantiverem a decisão, a ré tem suspensos seus direitos políticos.