9 de março de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Confira o funcionamento do comércio durante o carnaval

Shoppings, lojas do Centro e grandes supermercados abrirão em Maceió

Uma das festas mais populares do Brasil terá um colorido diferente neste ano de 2021. Devido à pandemia e à necessidade de evitar aglomerações, o Carnaval será mais silencioso sem as tradicionais festividades de ruas e bailes de clubes.

Como não é um feriado nacional, sendo considerado pelo governo federal como um ponto facultativo, a decisão de manter ou não a festa de Momo fica a cargo das prefeituras.

Em Maceió, o prefeito JHC anunciou o adiamento do Carnaval para o mês de setembro. Com isso, o funcionamento de comércio será diferente no período, conforme informa a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Alagoas (Fecomércio AL). Confira:

  • CENTRO DE MACEIÓ
    Conforme anunciado pela Aliança Comercial, no próximo sábado (13), a abertura será das 8h às 13h, fechando no domingo (14) e reabrindo segunda-feira (15), das 8h às 18h; mesmo horário que será adotado na terça-feira (16) e na Quarta-Feira de Cinzas (17).
  • MACEIÓ SHOPPING
    O estabelecimento adotará horário especial durante o período carnavalesco. No sábado (13), todas as lojas e praças de alimentação funcionam das 10h às 22h. Já de 14 a 17, o shopping funcionará das 12h às 21h, com lojas, estabelecimentos da praça de alimentação e eventos à disposição do público.
  • SHOPPING PARQUE MACEIÓ
    Abrirá em horário normal, das 10h às 22h, no sábado (13). Nos demais dias do período carnavalesco (de 14 a 17), o funcionamento será das 12h às 22h, enquanto o supermercado Unicompra abrirá todos os dias das 8h às 22h.
  • SHOPPING PÁTIO MACEIÓ
    O shopping da parte alta de Maceió abrirá das 10h às 22h, no sábado (13), e das 12h às 21h, no domingo (14). De 15 a 17, o estabelecimento funcionará das 12h às 22h.
  • SUPERMERCADOS
    Na capital, as grandes redes de supermercado manterão o atendimento ao público. O Atacadão abrirá das 7h às 22h no sábado (13) e das 7h às 18h no domingo (14). Do dia 15 a 17, a funcionamento voltará a ser das 7h às 22h. O Palato Farol estará aberto das 7h às 22h; Palato Parque das 7h às 20h; e Palato Ponta Verde, 24h.

 

INTERIOR

  • PALMEIRA DOS ÍNDIOS
    O Sindilojas Palmeira comunica que, como carnaval não é feriado, fica facultado aos empresários decidirem pela abertura ou não de seus estabelecimentos.
  • ARAPIRACA
    Segundo informa o Sindilojas Arapiraca, nos dias 15 e 16, as empresas essenciais como supermercados, material de construção, farmácias e serviços estarão funcionando parcialmente. As não essenciais, mesmo não sendo feriado, em sua maioria estarão fechadas. O comércio retornará à normalidade na Quarta-Feira de Cinzas (17).
  • PENEDO
    Em Penedo, o comércio estará fechado no período carnavalesco, como informou o Sindilojas Penedo. As lojas reabrirão às 12h da Quarta-Feira de Cinzas, permanecendo em atendimento até às 18h.
  • UNIÃO DOS PALMARES
     Sindilojas União dos Palmares comunica que, como carnaval não é feriado, fica facultado aos empresários decidirem pela abertura ou não de seus estabelecimentos.

Os horários de todos os estabelecimentos foram repassados pelas respectivas assessorias e entidades consultadas e ressalta a necessidade de continuar com os cuidados para evitar a propagação do coronavírus.

Aorientação continua sendo a observação do uso obrigatório de máscara; a medição da temperatura; a higienização das mãos com álcool em gel 70% e o respeito à distância mínima entre as pessoas, principalmente observando as demarcações específicas no piso próximo à área do caixa, dentre outras recomendações.