2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Conseg acompanhará denúncias de truculência na final do Campeonato Alagoano

Policiais militares de plantão teriam sido violentos com torcedores

Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) vai acompanhar a apuração

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg) vai acompanhar a apuração sobre supostas ações truculentas da Polícia Militar no dia 21 de março último, data em que ocorreu o jogo entre CSA X CRB, pela final do Campeonato Alagoano de Futebol.

A decisão foi do presidente em exercício daquele colegiado, Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, subprocurador-geral administrativo-institucional do Ministério Público Estadual de Alagoas (MPE/AL).

Em reunião ocorrida na manhã desta segunda-feira (29), o presidente em exercício do Conseg ouviu as explicações do Comando e da Corregedoria da Polícia Militar sobre os fatos que teriam ocorrido naquele dia da partida entre azulinos e regatianos.

“Recebemos informações de que policiais militares de plantão teriam sido violentos com torcedores. Então, decidimos convocar a chefia da tropa para que pudéssemos nos inteirar mais a respeito do assunto. O comandante da corporação, coronel Marcos Sampaio, e o corregedor, coronel Clayton Assunção, garantiram que um procedimento preliminar foi instaurado e que a apuração já está em curso”. Márcio Roberto Tenório de Albuquerque, presidente em exercício do Conseg.

Apuração

O comandante da Polícia Militar, coronel Marcos Sampaio, disse que já há um oficial responsável por essa investigação e que os PMs denunciados no envolvimento dos conflitos serão ouvidos.

Marcos Sampaio também confirmou que o andamento da investigação será compartilhado com o Conseg, conforme solicitou a presidência interina do Conselho.

Brigas

Briga de torcidas antes da final do Alagoano
Homem é espancado por criminosos com camisa do CRB

Mesmo com um policiamento de 312 militares a pé, mais de 100 homens e mulheres em viaturas, 30 na Cavalaria e 27 motociclistas, um final de semana com Clássico das Multidões, infelizmente, teve relatos de violência entre torcedores do CRB e CSA.

Mesmo com 469 agentes de segurança se dividindo em pontos estratégicos, como a concentração do Galo no Jaraguá, no Centro com a torcida do Azulão e no arredor do Rei Pelé, ocorreram cenas de batalha campal viralizaram na internet.

Em uma das imagens, um grupo de torcedores do CRB é flagrado retirando a camisa de um torcedor do CSA em um posto de gasolina. Pior foi próximo na Praça Marcílio Dias, no Jaraguá, quando um grupo de regatianos de forma covarde espanca um motoqueiro, que não tem como reagir.

O tumulto foi controlado após a chegada de viaturas da PM, que enquadrou dezenas de torcedores, muito deles criminosos que se disfarçam apena para provocar violência em dias que deveriam ser apenas de festa