O profissional informa a diferença entre os blocos defletores, instalados na última camada, e os hexagonais, usados para montar o muro. “Os defletores cumprem a função de impedir que a onda passe por cima do muro, enquanto os hexagonais impedem que a maré avance ou cause erosão no local”, afirma.
O serviço complementar foi executado após o local registrar uma grande maré com altura de 2.4 metros, entre os dias 10 e 11 de fevereiro deste ano. Os fortes ventos daqueles dias geraram ondas grandes.
Segundo o engenheiro, o muro de contenção montado com anéis hexagonais não sofreu danos com a movimentação atípica do vento e do mar.
O engenheiro reforçou, ainda, que foi a existência do muro que impediu que a estrutura local fosse atingida com mais intensidade pela maré.
Em breve, o local será urbanizado com plator superior para, em seguida, ser plantada vegetação rasteira para atenuar o transporte de areia pelo vento.
Obras de Contenção
As obras de contenção marítima foram levadas pela Prefeitura de Maceió para dois pontos da Jatiúca, um ponto na Jacarecica, um na praia do Sobral e outro na Praia do Pontal da Barra. Neste último, os serviços estão em andamento, próximos da conclusão.