20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

COP27 Imprensa internacional elogia Lula, que se reúne hoje com Noruega e Alemanha

Países financiavam o Fundo Amazônia, interrompido durante o Governo Bolsonaro

O discurso na COP27 do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), repercutiu positivamente na imprensa internacional, com diversos veículos cobrindo as falas e comentando sobre a participação do petista.

Em peso, jornalistas estrangeiros elogiaram as declarações do futuro presidente, a exemplo do New York Times, que classificou Lula como “exuberante” e que ele teria “eletrizado o encontro”.

Os veículos focaram nas principais promessas para o meio ambiente, bem como de suas falas mais marcantes, como a de que “o Brasil está de volta”.

O presidente eleito também foi muito comparado com o presidente em exercício, Jair Bolsonaro (PL), que não foi ao evento, sendo representado pelo ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Fundo Amazônia

Lula deve ainda se reunir hoje (17) com os representantes dos governos da Noruega e Alemanha, os principais financiadores do Fundo da Amazônia.

O objetivo do encontro é dar sinais concretos aos dois países europeus de que o Brasil quer o restabelecimento urgente do mecanismo criado para justamente colaborar no combate ao desmatamento no país.

Leia mais: Com fake news, Ministro do Meio Ambiente ataca o Fundo Amazônia
Bolsonaro lança captação de recursos para a Amazônia após jogar no lixo doações internacionais

Os dois países tinham estabelecido o maior fundo de cooperação internacional durante o governo Lula, com mais de US$ 1 bilhão e administrado pelo BNDES e instituições em Oslo. Mas, em 2019, o governo de Jair Bolsonaro colocou novas exigências que acabaram levando a Noruega e a Alemanha a encerrar a transferência de recursos.