28 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Copa 2018: Terça tem fechamento e abertura de rodada em três jogos

Pelo Grupo H jogam Colômbia 1×2 Japão e Polônia 1×2 Senegal; Abrindo a segunda rodada, no Grupo A, Rússia 3×1 Egito

A terça-feira (19) fecha a primeira rodada da fase de grupos da Copa do Mundo e marca a estreia da Colômbia, do Japão, da Polônia e do Senegal. O dia terá ainda a primeira partida da segunda rodada, com a anfitriã Rússia voltando a campo pelo grupo A.

Colômbia e Japão, 9h

O Japão estreou na Copa do Mundo da Rússia na próxima terça-feira (19), encarando a Colômbia, às 9h (de Brasília), em Saransk. E o início de Copa foi o pior possível para os sul-americanos: logo aos 2 minutos de jogo, o lateral Carlos Sanchez foi expulso ao colocar a mão na bola que iria entrar no gol, para logo depois Kagawa marcar de pênalti.

Com um a menos em praticamente todo o jogo, a Colômbia, que já não teve o craque e último artilheiro da Copa, James Rodriques, no início do jogo, precisou administrar. E apesar de conseguir o empate ao final do primeiro tempo em cobrança de falta com Quintero, os japoneses levaram a melhor. Na metade do segundo tempo, Osako deu números finais à partida: Japão 2×1 Colômbia.

Polônia e Senegal, 12h

Polônia e Senegal subiram ao gramado do Spartak Stadium, em Moscou, às 12h, e todos os olhos se voltarão para dois jogadores que estavam nos atacantes Robert Lewandowski e Sadio Mané. Entretanto, como reveladamente se mostrou uma das mais fracas cabeças de chave desta Copa, a Polônia ficou devendo. Cionek contra e Niang no segundo tempo colocaram os africanos na frente do placar. E os europeus, apesar de péssimas trocas de passe, conseguiu seu gol aos 40 do segundo tempo, com Krychowiak. Mas Senegal riu por último e venceu por 2×1.

Rússia e Egito, 15h

Rússia e Egito fizeram a última partida do dia, às 15 horas, no que pode ter determinado a classificação da anfitriã para a próxima fase da Copa do Mundo de 2018. Após estrear vencendo a Arábia Saudita por 5×0, os donos da casa venceram os egípcios por 3×1. E pode ter sido a partida que elimina a seleção africana do torneio.

Os donos da casa chegaram a fazer 3×0, em um início arrebatador de segundo tempo. Mohamed Salah, que voltou de lesão no ombro após final da Champions League pelo Liverpool, contra o Real Madrid, não jogou contra o Uruguai, na derrota por 1×0. Desta vez ele até marcou, de pênalti, mas pouco pôde fazer o faraó.