5 de outubro de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Coro e Orquestra da Ufal: Concerto natalino encerra Quinta Sinfônica de 2018

Apresentação gratuita será nesta quinta-feira (20), às 20h, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió

A Orquestra Sinfônica e o Coro da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) prepararam uma apresentação especial para encerrar a temporada de 2018 do Projeto Quinta Sinfônica, nesta quinta-feira (20), a partir das 20h, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió. A entrada é gratuita, só que é preciso chegar uma hora antes para retirar os ingressos na bilheteria.

Para esta apresentação, o maestro Almir Medeiros fez novos arranjos para músicas do repertório tradicional, já conhecidas do grande público, além de incluir uma bela canção do compositor alagoano Eliezer Setton e um pout pourri do mestre Luiz Gonzaga.

“Eu e Moisés (Evilásio, maestro do Corufal) resolvemos fazer partes do oratório ‘O Messias’, do compositor alemão Georg Friderich Haendel. Também incluí uma linda canção de Flávio Venturini, adaptada do famoso ‘arioso’, do compositor Johann Sebastian Bach, e também uma bela canção natalina do nosso compositor alagoano Eliezer Setton, todos em arranjos feitos especialmente por mim para este concerto. Complementando o repertório ainda teremos o mestre Luiz Gonzaga em um belo pout pourri de suas canções”. Regente da Orquestra, Almir Medeiros.

Almir Medeiros quis fugir do concerto tradicional de fim de ano. Segundo ele, o público vivenciará momentos de muita emoção, contentamento, paz, confraternização e congraçamento.

O concerto terá um caráter didático com explicações sobre o repertório, histórias das obras e de seus compositores. A intenção é aproximar ainda mais o público, promovendo uma melhor compreensão das peças.

“Organizamos um momento muito especial e com uma proposta diferente de anos anteriores, mas sem fugir dos temas tradicionais. Pedi ao maestro Almir Medeiros para fazermos uma grande noite de festa! O concerto está lindo e produzido para agradar a sociedade alagoana e a quem visita nossa capital. Estão todos convidados”. Ricardo Cabús, coordenador de Assuntos Culturais.

O projeto Quinta Sinfônica é realizado há oito anos por meio de uma parceria entre a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal), a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), oferecendo concertos gratuitos à população na última quinta-feira do mês ou excepcionalmente na penúltima.

“É uma parceria muito exitosa, além de duradoura. Tivemos belos concertos, com um público sempre cativo. Desta forma, estamos cumprindo nosso papel de trabalhar a formação de plateia, difundir a música erudita e valorizar os músicos da universidade. Só temos a agradecer aos parceiros da Ufal e ao público que atende ao nosso chamado, prestigiando o projeto Quinta Sinfônica”, Diretora-presidente da Diteal, Sheila Maluf.

O gerente Artístico e Cultural da Diteal, Alexandre Holanda, também reforça a contribuição do projeto ao longo dos anos. “Destacamos a importância da parceria entre as instituições com interesses afins e, tendo como referência o exitoso Quinta Sinfônica, nos fortalecemos sempre quando o artista é o protagonista da cena e o público respeitado e mantido dentro das salas de espetáculo de inquestionável qualidade”, concluiu.