1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Coronavírus: Início das eliminatórias sul-americanas é adiado

Conmebol e federações fizeram pedido à Fifa para postergar começo da competição, agendado para o final deste mês

O início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, foi adiado devido à pandemia do coronavírus. As duas primeiras rodadas da competição estavam previstas para os dias 26, 27 e 31 de março.

A Fifa ainda não se pronunciou oficialmente. A prerrogativa de adiar ou não as partidas cabe à entidade máxima do futebol mundial, que é responsável pelas datas que são realizadas as disputas.

A Conmebol não confirma o adiamento, mas divulgou no fim da noite desta quarta (11) um ofício que foi encaminhado à Fifa, com a argumentação de que não seria possível garantir a logística adequada para a apresentação das equipes. Há alguns países com restrições para entrada de estrangeiros, sobretudo vindos da Europa e da Ásia.

No documento, a Conmebol afirma que os dez países que disputam as eliminatórias do continente estão de acordo com a decisão.

A seleção brasileira tinha sua estreia prevista para o dia 27 de março, em partida contra a Bolívia, na Arena Pernambuco, e enfrentaria a seleção peruana no dia 31, no estádio Nacional do Peru, em Lima.

Só a amarelinha tem dois de seus convocados atuando no futebol da Itália, um dos países mais afetados pelo surto. Danilo e Alex Sandro, da Juventus, estão sendo monitorados pelo clube de Turim após o zagueiro italiano Rugani ser diagnosticado com coronavírus.