21 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Coronavírus: Saiba como utilizar o elevador sem se infectar

Cuidados incluem uso de máscara, álcool em gel e o não compartilhamento com outros usuários

Evitar a utilização inadequada de equipamentos de uso coletivo está entre os cuidados necessários à redução da contaminação pelo novo coronavírus.

Considerado um meio de transporte, o elevador está entre os que mais  favorecem a proliferação dentre outros fatores pela  ventilação reduzida do ambiente e capacidade de resistência do vírus em determinadas superfícies como o aço e o metal.

Além de cobrar do condomínio medidas efetivas  e contínuas de higiene, os usuários precisam ficar atentos a posturas pessoais importantes para evitar a proliferação. Quanto a isso, os especialistas são diretos:

“Caso possa, dê preferência à escada, sem tocar no corrimão, que é geralmente mais segura e uma forma de praticar exercício físico”. Dr. Marcos Davi Lemos de Melo. 

Quando o uso do elevador for inevitável, Marcos Davi alerta para cuidados pessoais necessários.

“Esteja sempre utilizando uma máscara e com álcool em gel de uso pessoal em um pequeno invólucro a sua disposição para que possa passar nas mãos antes (para não contaminar o elevador) e depois de usá-lo”. Dr. Marcos Davi.

O ambiente fechado e com ventilação reduzida transforma o painel de acesso do elevador em fonte potencial de contaminação. Para amenizar os riscos, o médico orienta quanto a utilização individual ou com o mínimo de pessoas, mantendo, neste caso, a maior distância possível dos demais usuários.

Cuidado redobrado

A Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (Abeel) preparou a cartilha Coronavírus: Como Evitar a Propagação em Elevadores, com dicas preventivas. Confira:

  1. Procure evitar o uso do elevador quando estiver cheio, espere a próxima viagem.
  2. Caso precise descer dois andares ou subir um andar, vá pelas escadas. Evite o elevador.
  3. Acione o botão de chamada de pavimento e o botão de cabina com o auxílio de um lenço de papel descartável.
  4. As portas de pavimento do tipo eixo vertical, ou seja, em que é necessário puxá-las com a mão para entrar e empurrá-las para sair da cabina, devem ser abertas com o uso de um lenço de papel descartável.

Segundo a Abeel, existem cerca de 400 mil elevadores no Brasil. A cartilha completa pode ser acessada clicando AQUI.