1 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Coronavírus vai parando Alagoas: aulas, eventos sociais e esportivos são suspensos

Ufal, Campeonato Alagoano de Futebol, eventos em geral e órgãos do judiciário alteram e suspendem suas atividades

Já aconteceu na maioria dos países da Europa e essa nova realidade da necessidade de quarentena devido ao novo coronvaírus vai aos poucos acontecendo em Alagoas.

Se na manhã desta segunda (16) o governador Renan Filho anunciou a suspensão de eventos com mais de 500 pessoas, viagens dos servidores e que os idosos passem a trabalhar em casa, nesta tarde muitos outros eventos foram atingidos:

Ufal

A partir desta terça-feira, dia 16, as aulas na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) estão canceladas devido à pandemia do Covid-19. A decisão foi debatida em reunião realizada na tarde desta segunda-feira (16), entre a gestão da universidade com os diretores das 23 unidades acadêmicas.

As aulas estarão paralisadas na capital e no interior, assim como o funcionamento do Restaurante Universitário (RU) e todas as atividades acadêmicas. Assim como o trabalho técnico docentes, administrativos e pessoas do grupo de risco divulgado pelo Ministério da Saúde.

Escolas

Uma reunião deve deliberar sobre as medidas que serão tomadas na rede estadual de ensino, com os secretários de educação e de saúde da esfera estadual e municipal.

Entre as particulares, a situação é a mesma. Algumas  já suspenderam as aulas devido ao coronavírus, casos do SEB Maceió e Santa Úrsula. Ao mesmo tempo, muitas fake news  circulam sobre esse assunto nas redes sociais.

Judiciário

O Tribunal Regional do Trabalho em Alagoas (TRT-AL) já pede que aos servidores que voltaram de viagem no exterior, para trabalharem em casa. O Tribunal de Justiça (TJ-AL) e o Ministério Público Federal (MPF-AL) adotaram a ideia. E no Tribunal Regional Eleitoral da 8ª zona, foram suspensos os atendimentos em Pilar, Coqueiro Seco, Satuba e Santa Luzia do Norte.

Campeonato Alagoano

Alinhado com as informações do Governo do Estado, a Federação Alagoana de Futebol decidiu, nesta segunda-feira (16), paralisar por 15 dias, com possibilidade de prorrogação, os jogos do Campeonato Alagoano Smile 2020, assim também, adiar o início de quaisquer outras competições.

As partidas estão suspensas como medida preventiva com o objetivo de amenizar os efeitos do coronavírus (COVID-19) no Estado de Alagoas. A decisão foi tomada em conformidade com os oito clubes participantes do Estadual em conjunto com o Sindicato dos Atletas do Estado de Alagoas e com o Sindicato dos Árbitros de Futebol de Alagoas.

Arquidiocese

A Justiça já determinou neste sábado (14) a suspensão de missas e eventos no Santuário Nacional de Aparecida, maior templo católico do País, localizado na cidade de Aparecida, no interior de São Paulo. Agora, em Maceió, a Arquidiocese de Maceió emitiu nota com medidas a serem adotadas para a prevenção do coronavírus. As recomendações incluem suspensão de procissões, vias-sacras, eventos e retiros.

Cruzeiros

Todos os cruzeiros marítimos que passariam por Alagoas foram restringidos como prevenção ao contágio.

Concurso

A Comissão do Concurso de Provas e Títulos para Outorga de Delegações de Notas e Registro do Estado de Alagoas decidiu cancelar a prova seletiva do Concurso dos Cartórios para o dia 22 deste mês.