20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Covid-19: Saúde inicia aplicação da dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos

Maceió também retoma aplicação da Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 4 anos de idade

Covid-19: Saúde inicia aplicação da dose de reforço para crianças de 5 a 11 anos
Foto: Victor Vercant/SMS

Maceió retomou nesta sexta-feira (3) a vacinação da primeira e segunda dose com a vacina da Pfizer Pediátrica para o público de 5 a 11 anos, após ao abastecimento pelo Ministério da Saúde. Com isso, além de dar seguimento ao esquema vacinal de crianças que estejam com doses pendentes do imunizante também tem início a vacinação contra a Covid-19 com a dose de reforço. A medida segue recomendação do Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

“A dose de reforço deverá ser administrada 120 dias após a segunda dose. Não há recomendação de intervalo entre as vacinas Covid-19 e as demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação em crianças a partir de 6 meses de idade”, destaca Eunice Amorim, gerente de Imunização de Maceió.

O imunizante da Pfizer Pediátrica está disponível nos pontos de vacinação do Maceió Shopping, Shopping Pátio e em nove unidades de saúde.

“Sobre a vacina da Coronavac, que também pode ser aplicada nesse público, reforçamos que ele permanece disponível para a segunda dose nos pontos de vacinação do Maceió Shopping, de segunda a sábado de 9h às 21h e no Pátio Shopping de segunda a sábado de 15h às 21h e domingo de 12h às 18h”, completa a gerente de Imunização de Maceió.

Documentação para vacinação infantil

Para vacinar o público de 6 meses a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.

Pontos para vacinação Covid-19 de crianças de 5 a 11 anos:

  • Pátio Shopping – segunda a sábado de 15h às 21h e domingo de 12h às 18h;
  • Maceió Shopping – segunda a sábado de 9h às 21h;
  • II Centro de Saúde (Praça da Maravilha, Poço) – segunda a sexta, das 8h às 16h30;
  • US Durval Cortez – segunda a sexta, das 8h às 20h30;
  • US Pitanguinha – segunda a sexta, das 8h às 20h30;
  • US José Guedes de Farias – segunda a sexta, das 8h às 20h30;
  • US José Tenório (Serraria) – segunda a sexta, das 8h às 20h30;
  • US Aliomar Lins – segunda a sexta, das 8h às 20h30;
  • US Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes) – segunda a sexta, das 8h às 20h30;
  • US IB Gatto – segunda a sexta, das 8h às 16h30;
  • UDA Ufal – segunda a sexta, das 8h às 16h30.

Vacina baby

A Secretaria de Saúde de Maceió volta a aplicar nesta sexta-feira (3) o imunizante da Pfizer Baby para crianças de 6 meses a 4 anos idade (4 anos, 11 meses e 29 dias), que estava suspenso para a primeira dose na capital desde o dia 23 de janeiro. O retorno da aplicação ocorre devido ao envio de novas doses da vacina por parte do Ministério da Saúde para Estados e Municípios.

“Com o recebimento dessas doses, as pessoas podem levar as crianças até um dos pontos de vacinação munidos do cartão de vacinação e documentação necessária para regularizar sua situação vacinal”. Eunice Amorim, Gerente de Imunização de Maceió.

A vacina está disponível de segunda a sexta-feira nas Unidades de Saúde: II Centro (Praça da Maravilha), de 8h às 16h30; UBS José Tenório (Serraria), de 8h às 20h30 e UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes), 8h às 20h30.

Documentação para vacinação infantil

Para vacinar o público de 6 meses a 11 anos, é necessário que as crianças estejam acompanhadas dos pais. Caso a criança esteja acompanhada de outro responsável é necessário o preenchimento do Termo de Assentimento para Vacinação Infantil + cópia do documento de identificação do pai ou mãe, o qual ficará retido no ato da vacinação.

Os responsáveis devem apresentar o próprio documento de identificação com foto e documentação da criança, que deve ser RG ou Certidão de Nascimento, Caderneta de Vacinação e CPF ou Cartão SUS.