28 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Crea-AL se reúne com Prefeitura de Maceió para tratar de planejamento urbano

Próxima reunião que, a princípio, deverá se concentrar na mobilidade da parte baixa da capital

Nesta última segunda-feira, 21, o Conselho de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea-AL) promoveu, em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Alagoas (CAU/AL), uma reunião técnica para abrir diálogo com os órgãos municipais e as entidades do setor produtivo sobre o planejamento urbano pensado para o município.

Para a presidente do Crea-AL, engª. civil Rosa Tenório, a ocasião marcou uma necessária integração entre as instituições em prol do desenvolvimento.

“A gente precisa entender e discutir a cidade, e por isso tomamos esta iniciativa. Trouxemos aqui a Prefeitura para nos apresentar seus projetos, intervenções e propostas, criando esse grande e tão importante espaço de diálogo totalmente dedicado à cidade entre os representantes do setor produtivo e da sociedade civil organizada que estão aqui hoje”. Rosa Tenório.

O presidente do CAU/AL e também idealizador do encontro, Fernando Cavalcanti, engrandeceu a união entre os conselhos e levantou os pontos positivos da reunião.

“Essa parceria entre o CAU/AL e o Crea-AL é extremamente importante por se tratar dos dois maiores conselhos de profissionais da construção civil e de planejamento da cidade. E para reunião de hoje foi muito importante juntar essa multidisciplinaridade para trazer informações de diversas áreas do conhecimento e pensar numa Maceió pro futuro”. Fernando Cavalcanti.

Representando a Prefeitura de Maceió, esteve presente o secretário-adjunto de Planejamento Urbano, Tácio Rodrigues, que na oportunidade pôde apresentar alguns projetos e responder às indagações de representantes da cadeia produtiva do estado.

De acordo com ele, já havia a necessidade desse diálogo técnico que agora deve ser convertido num canal amplo de participação.

“É isso que queremos: um fórum permanente de discussão para que possamos evoluir e ter projetos estruturantes em que a sociedade se sinta participante do processo. Por isso parabenizo o Crea-AL e o CAU/AL por essa iniciativa e estamos à disposição para estejamos cada vez mais alinhados daqui pra frente”. Tácio Rodrigues.

Próximo passo

Em compromisso firmado ao final do encontro, ficou definido o tema da próxima reunião que, a princípio, deverá se concentrar na mobilidade da parte baixa da capital, especialmente da orla litorânea.

“Hoje levantamos a possibilidade de termos grupos de trabalho das mais variadas esferas, com o próximo encontro já marcado para março, dando continuidade no trabalho e nos aprofundando mais neste tema pelo desenvolvimento de Maceió”.

Além dos mencionados acima, também estiveram presentes na reunião o presidente da OAB-AL, Vagner Paes; o diretor de Obras Viárias da SMTT, Davi Pradines; o presidente da Ademi-AL, Marcelo Saldanha; o presidente do Sebrae-AL, Marcos Vieira; representando o Sinduscon-AL, eng. civil Fernando Dacal; o diretor do Instituto Terra-Viva, eng. agrônomo Ricardo Ramalho; o presidente da Abav-AL, Samuel Silva; o presidente do Clube de Engenharia de Alagoas (CEA), eng. civil Aloísio Ferreira; o presidente da Sociedade dos Engenheiros Agrônomos de Alagoas (Seagra), eng. agrônomo Álvaro Machado; a diretora administrativa do Crea-AL, eng.ª civil Fátima Bernadete; e o conselheiro do Crea-AL, eng. civil Judson Cabral.