20 de abril de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Cursos do Senai e MPT qualificam trabalhadores alagoanos

Alunos aprendem profissão e se reposicionam no mercado do trabalho .

Trabalhadores se qualificam e atualizam conhecimentos | Ascom Senai

Diversos cursos de formação profissional, fruto de uma parceria entre o Senai e o Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), tiveram as aulas iniciadas nas escolas Sesi Senai Benedito Bentes, Sesi Cambona e Senai Poço. Técnico em Edificações e em Meio Ambiente, Eletricista Instalador Predial e Costura sob Medida são algumas das turmas já em andamento. As aulas seguem as medidas sanitárias contra a Covid-19.

Os alunos são trabalhadores dos bairros Bebedouro, Bom Parto, Mutange e Pinheiro que perderam o emprego em decorrência da calamidade pública decretada em 2019. E também trabalhadores alagoanos desempregados, informais, com interesse em qualificação e microempreendedores individuais (MEIs).

Para Franklin Bezerra Lemos, de 46 anos, o curso técnico em Eletrotécnica representa um recomeço. “Escolhi o Senai pela sua credibilidade no mercado de trabalho. Estou fazendo este curso para conseguir retornar ao mercado. Estou gostando muito, os instrutores são ótimos e o material didático também é excelente. Lembrando que a estrutura física do Senai é uma das melhores que eu já vi”, destacou.

Para Maria Carla Milene, de 21 anos, servidora da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet) de Maceió, o curso técnico em Meio Ambiente amplia conhecimentos na área em que ela trabalha. “Atuo com emissão de licenças e este curso agrega valor no caso de conhecimentos e análise de processos, fazer relatórios, pareceres…”, disse.

Recursos

O investimento nesta ação faz parte dos recursos disponibilizados para programas da qualificação e requalificação profissional que o MPT e a Braskem S.A. celebraram nos autos da ação civil pública nº. 0000648-42.2019.5.19.0007.