20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Justiça

Delegado alvo de declarações racistas dispara “um negro em posição de destaque, incomoda muita gente”

Polícia Civil irá apurar ofensas feitas à Leonardo Assumpção, coordenador da Central de Flagrantes I.

Foto: Arquivo/Web

Em entrevista à imprensa,  Leonardo Assumpção, coordenador da Central de Flagrantes I, disse ter orgulho da negritude e considera que está incomodando algumas pessoas racistas por ter uma função de destaque na sociedade.

Assumpção disse não se ofender por ser chamado de negro “Tenho muito orgulho da minha negritude” e completa “principalmente em um país racista como o Brasil, e diversas vezes temos enfrentado este problema, mesmo após 130 anos da Abolição da Escravatura”.

O delegado explica com analogias a artistas negros de projeção nacional que sofrem racismo diariamente “Por outro lado, ver um negro em posição de destaque, incomoda muita gente. Não que eu queira me comparar, já que sou um humilde servidor público, mas quando vemos Thaís Araújo, Sheron Menezes, Maria Júlia Coutinho, que estão fazendo sucesso e também sofreram ofensas racistas. E eu na minha realidade, como servidor público e exercendo a função de delegado, certamente estou incomodando alguns racistas que tiveram o trabalho de fazer esta postagem”.

Assumpção foi categórico quanto a afirmação que ele seria imoral, “Não me incomodei por terem me chamado de negro. E quando me chamam de imoral, meus 16 anos de polícia traçam a minha conduta. Fui até corregedor de polícia. Minha moralidade está clara e a instituição que trabalho me conhece”.

Entenda o caso:

A causa da polêmica envolvendo o delegado teria sido a detenção pela PM, e por decisão de Assumpção, a soltura de duas pessoas, no bairro de Jacarecica, em Maceió,  acusadas de estarem de posse de um fuzil tipo Mosquefal, de uso exclusivo de forças policiais. A decisão do delegado não foi bem acatado por outros policiais, que, através grupos de mensagens, teriam dirigido ofensas de cunho racistas a Leonardo Assumpção.

O Sindicato dos Delegados de Polícia de Alagoas (Sindepol) e a Associação dos Delegados de Polícia (Adepol) encaminharam um ofício à Polícia Civil cobrando apuração rígida sobre a natureza dos áudios. A assessoria de comunicação da Polícia Civil confirmou que ainda nesta terça-feira o delegado Paulo Cerqueira vai definir quem será ou serão os responsáveis por esta investigação. O propósito dela é chegar à autoria.

 

One Comment

  • Todo e quaisquer ser humano que ocupe destacado cargo, que se deixe ocupar por esse cargo, incomoda a todos, independentemente da cútis, matiz e cor de sua pele, afinal a importância, relevância e destaque está no cargo jamais no seu ocupante, é assim numa república democrática!
    Enfim, não é cargo que faz o homem importante, mas o importante homem que o ocupa dentro dos seus estritos limites de atribuições, assim definidas nos liames legais!
    Ab
    *JG

Comments are closed.