20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Expresso

Design pronto: Não custa sonhar, mas seria bom demais linhas de metrô em Maceió

Veja aí: Projeto do designer Carlyson Oliveira traz vídeo sonoro sobre paradas em estações: Internautas adoraram, mas autoridades e técnicos silenciaram

As linhas de metrô de Maceió, pelo designer Carlyson Oliveira

O  designer alagoano, Carlyson Oliveira, criou um projeto imaginando como seria o funcionamento de um metrô em Maceió.

A ideia com linhas, estações e sistemas de avisos sonoros para as possíveis paradas foi divulgada no perfil do Twitter dele. De imediato o projeto chamou a atenção de milhares de pessoas, internautas, enfim, gente que se sentiu contemplada com a iniciativa e que chegou a sonhar de um poder ver, um dia, o “sonho sonhado”.

O que não se viu no perfil do designer foi autoridade disposta a discutir o projeto que, sem dúvidas, resolveria os problemas de mobilidade urbana da capital alagoana.

Mas, valendo ou não, a brincadeira do autor é de encher os olhos pelo brilhantismo.

Em texto, ele diz que é uma ideia visual:

Já imaginou um metrô em Maceió cobrindo os principais bairros da capital? O designer alagoano Carlyson Oliveira sim. Em meio às discussões sobre mobilidade na capital alagoana, ele criou um mapa visual com as principais rotas do “projeto”, incluindo as principais baldeações e os fluxos mais comuns da capital.

A ideia foi divulgada no perfil do designer no Twitter (twitter.com/Carlyson). Ele foi além, e até criou o sistema de anúncios de paradas e integrações, utilizando uma inteligência artificial para formular os avisos sonoros. A atenção aos detalhes impressiona, ao ponto de uma estação proposta para o bairro do Pinheiro estar interditada devido aos afundamentos de solo ocorridos na região.

O projeto conta com cinco linhas, todas identificadas por cores. A vermelha, por exemplo, “corta” a cidade ao meio, do Aeroporto à Jatiúca, no mesmo eixo da Avenida Fernandes Lima. A verde, por sua vez, vai de Ipioca ao Pontal, percorrendo a orla da capital. Carlyson, no entanto, esclarece que não fez “nenhum estudo de mobilidade urbana”, tendo proposto apenas uma “exploração visual” da ideia.

Os comentários sobre a ideia foram positivos. “Achei lindo! Meu sonho que fosse real, não sei onde caberia a estação no Jaça, mas eu ia amar muito”, disse um dos usuários da rede social. “Eu adorei. Inclusive, para quem não sabe, a linha verde – altura da estação Jatiúca – já está em construção. Começaram pela Av. Amélia Rosa. Na minha cabeça, a obra eterna ali é um metrô”, brincou outro.