22 de janeiro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

É falso que “kits para tratar Covid-19” são distribuídos em unidade de saúde de Maceió

Foto é de ação do município de Tucumã, interior do estado do Pará

Tem circulado na internet a foto de um suposto kit com remédios para tratar a Covid-19, que estaria sendo distribuído na unidade de saúde localizada no conjunto Medeiros Neto, em Maceió. A informação é falsa, uma vez que a ação integra uma iniciativa promovida no município de Tucumã, interior do estado do Pará, região Norte do Brasil.

A imagem compartilhada mostra uma embalagem com vários remédios e no rótulo traz escrito os nomes de alguns medicamentos: azitromicina, ivermectina, dipirona e cloroquina. Anexado à foto há o seguinte texto: “Gente, procede isso? Uns vizinhos disseram que o Kit Covid está sendo entregue num posto de saúde do Medeiros Neto”.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió nega a distribuição de kits de medicamentos contra a Covid-19 nas unidades de saúde e esclarece: “Os remédios são dispensados aos pacientes atendidos nas unidades de saúde do Município, incluindo as de referência em síndromes gripais, de acordo com a prescrição médica e seguindo o protocolo de atendimento para Covid-19”.

O logotipo na embalagem releva que a ação é da Secretaria Municipal de Saúde de Tucumã, no Pará, como é possível ver neste boletim (clique aqui). A entrega de kits com remédios para o combate ao novo coronavírus também tem sido adotada por outros municípios do Estado do Pará, como Marituba, Curuçá e Paragominas.

Vale lembrar que a Sociedade Brasileira de Virologia pontua, em nota, que “não existe nenhum fármaco com eficácia cientificamente comprovada para o tratamento da COVID-19 e não endossa de forma institucional o uso indiscriminado da hidroxicloroquina ou qualquer outro medicamento sem a devida comprovação científica”.