21 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Em encontro rápido, Bolsonaro não confirma ida à posse de Moraes e Fachin no TSE

Presidente já não compareceu à primeira sessão do ano no STF

Foram apenas dez minutos, mas o presidente Jair Bolsonaro recebeu os desafetos Edson Fachin e Alexandre de Moraes, ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), eu reunião no Palácio do Planalto.

Os ministros foram entregar um convite para a posse de ambos no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), onde assumirão os cargos de presidente e vice, respectivamente. Bolsonaro agradeceu, mas não disse se vai comparecer à cerimônia.

O presidente também foi convidado para a sessão de abertura do ano do Judiciário, ocorrida na terça-feira passada (1°) no STF, mas não compareceu.

Na semana anterior, a tensão entre Bolsonaro e o tribunal havia se intensificado. Moraes determinou que o presidente prestasse depoimento à PF, mas ele faltou.

Vale constar que Moraes se tornou o principal algoz de Bolsonaro recentemente. Ele não tem poupado o presidente nem seus aliados nas investigações das quais é relator no STF. A principal delas é o inquérito das fake news.

A queda de braço entre os dois chegou ao auge no ano passado, quando Bolsonaro pediu o impeachment de Moraes ao Congresso Nacional, mas o caso foi arquivado poucos dias depois. Ainda assim, ao ver o ministro hoje, o presidente o cumprimentou e o chamou de Alexandre.