2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Em evento na Capital, Ministro do TCU critica situação da Educação no Nordeste

“TCE na Educação” abordou temas tratados como prioridades pelo tribunal e aconteu Centro Cultural e de Exposições do Jaraguá

Ministro Augusto Nardes (penúltimo na foto) esteve ao lado de vereadores, prefeitos, secretários municipais de Educação e o governador em exercício Luciano Barbosa, no TCE na Educação

Com a presença de vereadores, prefeitos, secretários municipais de Educação e o governador em exercício Luciano Barbosa, o Tribunal de Contas do Estado de Alagoas (TCE/AL) realizou, na manhã desta sexta-feira (31), o evento “TCE na Educação”, abordando temas tratados como prioridades pelo tribunal a respeito da educação pública no país.

E no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no Jaraguá, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU) criticou o cenário educacional do Nordeste. Apesar disso, pontuou Alagoas como referência em termos de governança.

Segundo ele, o grande problema da educação pública é a evasão escolar e o analfabetismo, especialmente no ensino fundamental e médio e na finalização do ensino médio. Dados mostram que 48% das crianças até os nove anos não sabem ler e escrever.

Evento TCE na Educação foi realizado no Centro de Convenções do Jaraguá

“Nós temos uma situação dramática em todo o Nordeste e na Região Norte, onde os alunos não terminam o ensino fundamental. Mais de 50% até os 19 anos não terminam o ensino fundamental. Estou trazendo esses números para mostrar a situação do Brasil. E, agora, a gente começa a fazer toda uma fiscalização com o TCU no Ministério da Educação para implementar política pública na educação dos estados e municípios”. Ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU).

TCE na Educação