26 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Em meio ao racha, Bolsonaro já fala em ser um ‘presidente sem partido’

A legislação determina que deputados, senadores, prefeitos, governadores podem ficar sem partido depois de eleitos

Após deixar a China, que fez parte de seu roteiro na Ásia, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que pode se tornar “um presidente sem partido” se a crise no PSL não se resolver. A declaração, vai ao encontro das expectativas do eleitorado mais fiel a Bolsonaro, que é crítico da atuação dos partidos em geral.

Vale lembrar que a legislação determina que deputados, senadores, prefeitos, governadores podem ficar sem partido depois de eleitos. Entretanto, no caso dos deputados, se houver troca da legenda, eles podem perder o mandato.

Eleições 2020

O presidente admitiu que deseja ter uma expressiva quantidade de candidatos a prefeito nas eleições de 2020, incluindo as principais capitais. Mas disse que para isso precisa ter o controle do PSL.

“Pretendo ter 30 a 40 candidatos a prefeito pelo Brasil, mas tenho que ter decisão sobre o partido. Não posso entrar e, quando chegar na convenção, eles me deixarem para trás porque têm maioria. Os deputados sabem que quem quer ser candidato a prefeito no ano que vem é melhor tirar uma foto comigo e não com outra pessoa”. Jair Bolsonaro, presidente.