22 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Em menos de dois dias, quatro golfinhos são encontrados mortos na Grande Maceió

No meio de outubro, um quinto animal foi encontrado morto em Feliz Deserto, mas exames mostraram que o óleo não foi a causa

Enquanto as manchas de óleo seguem contaminando o litoral do Nordeste, a vida marinha segue sendo afetada diretamente. E em menos de 48 horas, quatro golfinhos foram encontrados mortos em Alagoas. Três em Maceió e um em Marechal Deodoro.

A causa da morte dos animais, registradas pelo Instituto Biota de Conservação, ainda precisa ser confirmada, após exames de necropsia. Antes, no meio de outubro, um golfinho foi encontrado morto em Feliz Deserto, mas exames mostraram que o óleo não foi a causa.

Desta vez, o primeiro caso foi na tarde de segunda-feira (28), na praia de Cruz das Almas. O animal, encontrado por banhistas, foi removido do local ainda vivo, mas não resistiu. No dia seguinte, dois apareceram nas praias da Avenida, no Jaraguá, e de Garça Torta, no litoral norte de Maceió.

O golfinho no Jaraguá também foi encontrado vivo perto do Porto de Maceió, mas como ele estava com graves ferimentos morreu na praia. O da Garça Torta já estava morto e com uma mancha de óleo no final da cauda, segundo testemunhas.

Agora, na manhã desta quarta (30), o quarto animal foi encontrado morto na areia da Praia do Francês, em Marechal Deodoro. A aparição frequente dos mamíferos mortos não é comum na costa alagoana e os animais foram levados para o Campus Viçosa da Universidade Federal de Alagoas para os devidos procedimentos.