27 de outubro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Equipes Sesi/Senai intensificam treinos para torneio regional de Robótica

Além do desafio do robô, as equipes precisam apresentar um projeto de pesquisa de acordo com o tema proposto pelos organizadores do torneio.

Robocamb busca tricampeonato no regional de robótica que vai acontecer na Bahia

São 12 horas de treinamento por dia. Férias escolares? Nem pensar. Os alunos das equipes Robocamb (Escola Sesi Cambona) e Roboben (Sesi/Senai do Benedito Bentes) intensificam a preparação para a etapa regional do Torneio de Robótica First Lego League (FLL) que acontece em Salvador-BA, dias 8 e 9 de fevereiro.

Mas, a viagem acontece dois dias antes. Seis de fevereiro, eles embarcam para a capital baiana, onde antecipam a preparação, organização das equipes e reforçam a concentração, totalmente voltados para o campeonato.

Se a preparação é intensa, a expectativa está gigantesca. “A equipe Sesi Robocamb é, dois anos seguidos, a campeã desse torneio e a esperança é buscar o tricampeonato e uma vaga para a etapa nacional”, disse o treinador Victor Dantas.

Além do desafio do robô, as equipes precisam apresentar um projeto de pesquisa de acordo com o tema proposto pelos organizadores do torneio – o Sesi Nacional e o grupo Lego Education, da Dinamarca. Na temporada 2019/2020 (City Shaper), os estudantes devem pensar soluções para melhorar a vida nas grandes cidades.

Os alunos da Sesi Robocamb desenvolveram um projeto que usa raspa de pneu, juntamente com uma resina e um catalisador, criando uma nova estrutura para os telhados que hoje são feitos de madeira. O material aumenta a resistência dos telhados e evita desabamentos.

A equipe Sesi/Senai Roboben, treinada pelo professor Eduardo Monteiro, pensou numa cerâmica para uso hospitalar com esmalte antibacteriano. O objetivo é reduzir o índice de infecção hospitalar que, segundo a pesquisa, causa 100 mil mortes no Brasil anualmente.