19 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Escolas de Maceió recebem 300 computadores para modernização da gestão escolar

Secretaria Municipal de Educação iniciou a distribuição dos equipamentos em fevereiro e 143 escolas e Cmeis estão contempladas

Computadores são modernos e compactos. Fotos: Leonardo André

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) finalizou, na última sexta-feira (23), a entrega de 300 novos computadores às 143 unidades escolares da rede municipal. A iniciativa toma como base uma das prioridades da gestão do prefeito JHC ao permitir que os profissionais da educação tenham acesso a equipamentos modernos e ágeis.

Os computadores começaram a ser distribuídos em 12 de fevereiro, destinando, em média, dois computadores Lenovo ThinkCentre para cada uma das 143 escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Cada equipamento está completo com gabinete, monitor, mouse e teclado, e foram instalados na parte administrativa das escolas.

Secretário Elder Maia entregando os computadores para o Cmei Martha Célia

As máquinas são essenciais na organização das unidades da rede, otimizando os seus processos administrativos. Este é o entendimento do secretário municipal de Educação, Elder Maia.

“Temos o mais absoluto senso de urgência que a educação exige, por isso, realizamos com agilidade a entrega desses equipamentos compactos e modernos, que ficarão na parte administrativas das escolas. Com esses computadores, as equipes das escolas poderão realizar matrículas, fornecer históricos aos alunos e demais procedimentos administrativos”. Elder Maia.

De acordo com o  coordenador-geral de Tecnologia da Informação da Semed, Pitágoras Aranda, o modelo da máquina é compacto e permite uma maior fluidez nas atividades das escolas.

“Os computadores são de tamanho compacto, o que otimiza o espaço, de última geração e com ótimo desempenho. O equipamento não necessita de estabilizador, pois são bivolts, podendo ser ligados diretamente na tomada, dentre outras funcionalidades que vão otimizar os trabalhos em todas as escolas municipais”. Pitágoras Aranda.

Técnicos da Secretaria instalaram os equipamentos nas escolas

Muitas escolas não possuíam computadores, e com as entregas, terão um aprimoramento em sua logística interna. Esse é o caso da Escola Municipal Gastone Lúcia de Carvalho Beltrão, no bairro Cidade Universitária. De acordo com o diretor Danilo do Santos Neto, a unidade terá um avanço na parte tecnológica.