18 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Escolas de União e Maceió se classificam para a etapa nacional do Prêmio MPT na Escola

Concurso nacional premiará os melhores trabalhos produzidos por alunos de escolas de ensino fundamental participantes do projeto em todo o Brasil

Sete escolas de União dos Palmares e três escolas de Maceió venceram a etapa regional do Prêmio MPT na Escola e irão representar Alagoas na premiação nacional de 2019, prevista para acontecer em dezembro deste ano, em Brasília.

O concurso, idealizado pelo Ministério Público do Trabalho e realizado em todo o Brasil, premia estudantes de ensino fundamental de escolas públicas pelos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais sobre o tema trabalho infantil.

Pelo Município de União dos Palmares, conquistaram o 1º lugar:

  • na categoria Desenho a Escola Salomé da Rocha Barros (Grupo 1) e a Escola Padre Donald R. Macgillivray (Grupo 2);
  • na categoria Curta-Metragem, venceram a Escola Padre Donald R. Macgillivray (Grupo 1) e a Escola Joaquim Gomes de Araújo (Grupo 2);
  • a Escola Laura Pereira da Silva venceu na categoria Conto (Grupo 2);
  • a Escola Municipal João Costa de Oliveira venceu na categoria Música (Grupo 2);
  • e, na categoria Poesia, venceu a Escola Maria Mariá de Castro Sarmento (Grupo 2).

Já no Município de Maceió, venceram em 1º lugar:

  • a Escola Municipal João Feitosa, na categoria Conto (Grupo 1);
  • a Escola Municipal Pedro Suruagy, na categoria Música (Grupo 1);
  • e, na categoria Poesia, venceu a Escola Audival Amélio da Silva (Grupo 1).

Na edição deste ano, alunos do 4º e 5º anos das escolas integraram o Grupo 1, enquanto estudantes do 6º e 7º anos participaram pelo Grupo 2.

A procuradora do Ministério Público do Trabalho em Alagoas e titular da Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), Virgínia Ferreira, salientou o objetivo maior do Prêmio MPT na Escola, que é de disseminar para estudantes, professores, pais de alunos e toda a comunidade escolar a necessidade de afastar as crianças do trabalho infantil, mantê-las na escola e permitir que vivam a infância em sua plenitude.

“O Projeto MPT na Escola tem trazido à reflexão, nas salas de aula, o problema do trabalho infantil, que é tão prejudicial para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual de nossas crianças. Através de manifestações artísticas, concretizadas em desenhos, músicas, poesias, contos e curtas-metragens, observamos o quanto nossas crianças são criativas e talentosas. Apreciar os trabalhos produzidos acalenta nossa alma e nos faz acreditar que temos muito potencial para nos tornarmos uma nação próspera e desenvolvida. Basta apenas que seja dada oportunidade para que as crianças cheguem à escola e lá permaneçam durante toda sua formação”. Virgínia Ferreira, procuradora do MPT/AL.

Confira no final do texto a relação completa dos vencedores.

O projeto

O Prêmio MPT na Escola integra um dos eixos do Projeto Resgate a Infância, promovido pelo Ministério Público do Trabalho, e tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil.

O prêmio busca reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Em Alagoas, o MPT iniciou as ações do projeto em maio de 2018, quando apresentou a professores e coordenadores pedagógicos de escolas de Maceió, Maragogi, Murici e União dos Palmares as orientações necessárias sobre como abordar o tema trabalho infantil em sala de aula.

Para a edição de 2020, o objetivo do MPT é ampliar a participação de escolas de outros municípios nas ações educativas de prevenção e combate ao trabalho infantil.