17 de julho de 2024Informação, independência e credibilidade
Política

Estado implanta Mais Saúde em Viçosa

Também foram entregues oito ambulâncias do Serviço de Transporte Sanitário no Vale do Paraíba

Em cerimônia ocorrida nesta quinta-feira (5), na Praça Apolinário Rabelo, no Centro de Viçosa, o governador Renan Filho, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, assinaram o Termo de Compromisso para a implantação do Programa Mais Saúde Especialidades. A proposta é melhorar a qualidade dos serviços oferecidos no Hospital Municipal aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do Vale do Paraíba.

Novas ambulâncias irão melhorar transporte sanitário de pacientes. Fotos: Thiago Henrique

O município de Viçosa receberá auxílio do Governo para a realização de consultas, exames diagnósticos e procedimentos cirúrgicos ambulatoriais e hospitalares, obedecendo ao Plano Diretor de Regionalização e à Programação Pactuada Integrada, por meio do Sistema de Regulação.

Com a adesão ao programa estadual, serão ofertados exames laboratoriais e radiológicos; ampliação da ultrassonografia, que de 120, passará para 240 por mês; eletrocardiograma; endoscopias e consultas especializadas com diversos profissionais, a exemplo de ginecologista, cardiologista, dermatologista, clínico-geral, pediatria, psiquiatra, gastroenterologista e ortopedista. Também serão realizadas cirurgias eletivas de média complexidade e disponibilizados leitos de retaguarda, o que vai melhorar a assistência à saúde da população.

Ambulâncias

Ainda durante a solenidade, o secretário Christian Teixeira entregou mais oito ambulâncias do Serviço de Transporte Sanitário, as famosas ‘amarelinhas’, beneficiando os municípios de Atalaia, Capela, Chã Preta, Mar Vermelho, Pindoba, Viçosa, Quebrangulo e Paulo Jacinto. Dos 130 veículos adquiridos pelo Governo do Estado com recursos do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), 74 já foram entregues aos municípios alagoanos.