
O Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep) liberou R$ 1,2 milhão para a manutenção do Centro de Recuperação Nutiucional (Cren) para diminuir o s agravos nutricionais de pessoas carentes e minimizar os problemas de desnutrição e obsesidade de crianças alagoanas. O centro atende a clientela da periferia de Maceió.
Desde 2007, o centro oferece apoio pedagógico e nutricional a 100 meninos e meninas subnutridas, ambulatório pediátrico para tratamento de desnutrição ou obesidade para comunidade e aulas de educação física com orientação para as mães ou responsável legal.
Com uma perspectiva interdisciplinar, a Organização Não Governamental (ONG) Nutrir, idealizada pela nutricionista Telma Toledo, promove a recuperação nutricional e atenção à desnutrição infantil e à saúde de familiares das crianças.
Com uma ampla unidade física, decorada com mobília confortável e divertida, o Cren atende crianças com idade de 1 a 6 anos de cinco comunidades: Gama Lins, Eustáquio Gomes, Portelinha, Cidade Sorriso e Vila Emater.
Muitas mães, com baixa autoestima e sem condições financeiras para alimentar os filhos, procuram o Centro em busca de ajuda. Lá, encontram uma infraestrutura equipada com laboratórios, salas de aula e oficinas artesanais. Um lugar onde é possível mudar a situação de pobreza em que estão inseridas. A agora o Cren ganha do governo do Estado, por meio do Fecoep, esse investimento financeiro para continuar o trabalho que desenvolvia desde o governo passado.