28 de junho de 2022Informação, independência e credibilidade
Política

Evacuação: Veja no mapa os pontos de apoio do Plano de Contingência

Moradores das áreas críticas do Pinheiro precisam deixar as residências caso as chuvas atinjam 30 milímetros em uma hora

Moradores de Bebedouro, Mutange e Pinheiro podem consultar um mapa interativo, elaborado pelo Governo do Estado, com os cinco pontos de apoio incluídos no Plano de Contingência apresentado nessa quarta-feira (17) pela Defesa Civil de Maceió.

O mapa traz ainda as áreas de análise realizada pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e o posto de comando do Plano, que ficará no 59º Batalhão de Infantaria Motorizada. Veja o mapa.

O mapa é mais uma ferramenta de informação para os moradores dos três bairros incluídos no decreto de estado de calamidade pública, publicado pelo Município no dia 26 de março deste ano.

O Plano de Contingência prevê que moradores das áreas críticas do Pinheiro (áreas vermelha, laranja e amarela) precisam deixar as residências caso as chuvas atinjam 30 milímetros em uma hora, volume classificado como chuva forte.

Já as outras regiões, incluindo os bairros do Mutange e Bebedouro, foram classificadas como áreas de atenção e passarão a ser monitoradas pelos técnicos da Defesa Civil caso as chuvas atinjam o mesmo nível.

No caso de evacuação, os moradores devem seguir para um dos cinco pontos de apoio definidos no Plano. São eles: Praça Lucena Maranhão, em Bebedouro; Ginásio de Esportes Tenente Madalena, no Bom Parto; Cepa, no Farol; sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação (Sinteal), no Mutange; e Praça Joaquim Marques Luz, no Sanatório.

De lá, os moradores seguirão de ônibus para o Ginásio do Sesi, no Trapiche da Barra, local definido como abrigo temporário. As rotas de acesso aos pontos de apoio já foram definidos pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e estão sendo informadas às famílias pelos líderes comunitários e integrantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).