2 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Ex-ministro do STF, Joaquim Barbosa, desiste de candidatura a presidente

Barbosa disse pelo Twitter que sua decisão foi estritamente pessoal

O ex-ministro do Supremo Tribunal Federal Joaquim Barbosa (PSB) confirmou nesta terça-feira, 8, que não concorrerá à Presidência da República. Disse que a decisão é “estritamente pessoal”.

Joaquim Barbosa

@joaquimboficial

Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal.
 Em abril, o ex-ministro anunciou sua filiação ao PSB. O partido começou as discussões sobre uma possível candidatura de Barbosa ao Planalto, mas nunca chegou a oficializa-lá.

De acordo com pesquisa do DataPoder360,  Joaquim Barbosa pontua em 2º lugar nas intenções de voto, com 13% a 16%.

Joaquim Barbosa: fora do jogo eleitoral.

 

Além do bom posicionamento nas pesquisas, Barbosa está num partido com 5 governadores, que terá o maior número de eleitores “governados” durante a campanha eleitoral, cerca de 45 milhões. 

PRÉ-CANDIDATOS COMENTAM

O pré-candidato à Presidência do PSDB, Geraldo Alckmin, lamentou a decisão de Barbosa. “Nós precisamos de novas lideranças, de maior participação. [Joaquim Barbosa] É 1 homem preparado, com serviço prestado ao Brasil”, disse o tucano em evento da FNP.

Geraldo Alckmin

@geraldoalckmin

Presidente da Câmara e pré-candidato pelo DEM, Rodrigo Maia, disse que a decisão era esperada e favorece a indefinição”.

Manuela d’Ávila, pré-candidata pelo PC do B: “Eu respeito a decisão de Joaquim Barbosa. Ele tinha apresentado algumas pautas interessantes. Portanto, tinha opiniões boas. Mas respeito a decisão dele”.

Biografia – Ministro do Supremo de 2003 a 2014, Barbosa foi presidente da corte entre 2012 e 2014 e desempenhou papel de destaque no julgamento da Ação Penal 470, conhecida como Mensalão.

Doutor e mestre pela Universidade de Paris-II Panthéon-Assas, o ex-ministro é professor licenciado da UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro).

Em sua longa carreira pública, antes de chegar ao STF, atuou quase 20 anos como procurador do MPF (Ministério Público Federal).

Natural de Paracatu (MG), Barbosa mudou-se para Brasília nos anos 1970, concluiu os estudos secundários e ingressou no curso de Direito da Universidade de Brasília.