29 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Esportes

Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura lares para seis animais

Cães e gatos que viveram situações de abandono têm conseguido acolhimento através da articulação do Gabinete da Causa Animal

Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió assegura lares para seis animais
Feira de Adoção assegurou lares para seis animais. Foto: Ascom GGI-CA
Neste domingo (9) ocorreu na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A ação foi realizada na altura do Palato Praia, das 8h às 16h. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
Na ocasião, mais seis pets foram adotados, sendo cinco cães e um gato, todos filhotes.As feiras de adoção tiveram início em outubro de 2021. A iniciativa já conseguiu acolhimento para 129 animais entre cães e gatos.
O trabalho que vem sendo desenvolvido tem mudando a realidade de abandono que os pets do Município viviam. A UVZ participou da ação atendendo os animais da feira. Além disso, a equipe aplicou doses de vacina antirrábica nos pets que foram levados à feira por seus tutores.
O médico-veterinário e gerente de Ações de Controle da Raiva, Wellington Diniz, comentou sobre a importância da iniciativa.

“Trouxemos para adoção oito cães e sete gatos, destes conseguimos assegurar lares para seis animais. Adotar é um ato de amor aos animais e à família, tendo em vista que os animais são fontes de amor, carinho e afeto”.

O serralheiro, Wanderson Galvão, visitou a feira e em conjunto com sua família fez a adoção responsável de um filhote. Ele contou sobre a experiência.

“Estamos encantados pelo Tobe e nossa família ficou muito feliz com a chegada dele. Enxergo a adoção como uma forma de ajudar a diminuir o sofrimento dos animais. Temos um gato também adotado. Essa ação da Prefeitura é muito importante para ajudar. Foi muito bom o atendimento da equipe, estão de parabéns”.

A coordenadora do Gabinete da Causa Animal, Marcella Soares, explicou que durante as feiras também é realizado um trabalho de conscientização para a população.

“Infelizmente os maus tratos e o abandono ainda são uma forte realidade. Abril Laranja é um mês dedicado à prevenção de maus tratos contra animais. Essa data foi criada com o intuito de que diversas organizações possam aderir e fortalecer a causa. Em todas as edições das feiras reforçamos a responsabilidade que o novo tutor precisa ter com o pet adotado”.

Promover a adoção responsável é uma das frentes de trabalho para a equipe do Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA).

Como adotar?

Para adotar um animal é necessário ser maior de 18 anos, apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência, além de assinar um termo se responsabilizando pelo cuidado com o animal adotado.

Além das feiras, os animais que estão abrigados na UVZ podem ser adotados ao longo da semana, de segunda-feira à sexta-feira, diretamente na unidade. Mais informações sobre a adoção de animais podem ser obtidas pelo telefone (82) 3315-5456.