23 de junho de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Fim de semana deve ser de tempo instável em toda Alagoas

Relatório de Previsão Climática da Sala de Alerta da Semarh para maio, junho e julho aponta média de chuva acima da média

Relatório mostra a média histórica de chuvas no trimestre de maio, junho e julho. Foto: Ascom Semarh

Com o início da quadra chuvosa em Alagoas na última semana, a previsão é de que as chuvas ocorram acima dos valores médios históricos nos próximos meses.

É o que aponta a o relatório emitido pela Sala de Alerta da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh/AL) nesta sexta-feira (24).

A ocorrência de chuvas mais intensas em áreas isoladas no estado deve perdurar até a segunda quinzena do mês de agosto. Neste trimestre, os volumes médios de chuva costumam variar entre 300 mm e 800 mm, segundo dados climatológicos do INMET (1981-2010) e dados compilados pela Sala de Alerta.

No sábado (25), o predomínio em toda Alagoas deve ser de nebulosidade variável com períodos curtos de sol. Em Maceió, as temperaturas devem variar entre mínimas de 24ºC e máxima de 30ºC. Na Zona da Mata, a temperatura mínima chega aos 25ºC, e a temperatura máxima permanece a mesma de Maceió, 30ºC.

Fechado o final de semana, o domingo (26) segue com pancadas de chuva em todo Estado. No Sertão do São Francisco, temperatura mínima de 22ºC e máxima de 36ºC.

Em caso de volumes muito grandes de chuvas e de enchentes, os órgãos oficiais de proteção do Estado e a Defesa Civil são comunicados previamente, para que as ações necessárias possam ser executadas nas regiões que venham a ser afetadas.