20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Esportes

Flamengo perde para o Al-Hilal e dá adeus ao sonho do bicampeonato mundial

Rubro-negro terá de se contentar com a disputa do terceiro lugar na competição da FIFA

Cabisbaixo, Gabigol leva a bola para o círculo central após o terceiro gol dos sauditas – Foto: James Williamson / AMA

Por Dyego Barros

O Flamengo foi eliminado do Mundial de Clubes da FIFA ao perder para o Al-Hilal, da Árabia Saudita, por 3 a 2 nesta terça-feira (7). Com o resultado, os cariocas terão de se contentar com a disputa do terceiro lugar do torneio, enfrentando o derrotado do confronto entre Real Madrid e Al Ahly, que acontece amanhã (8) na cidade em Rabat, capital do Marrocos.

Está é a quarta vez que um representante brasileiro sofre o revés antes de chegar à final da competição. Antecedendo o rubro-negro, Internacinal, Atlético MG e Palmeiras também ficaram pelo caminho após embates com representantes de continentes sem tanta relevância no universo do futebol.

O jogo

O pênalti cometido pelo lateral Matheuzinho logo nos minutos iniciais da partida era o prenuncio de que as coisas não transcorreriam conforme os planos do atual campeão da Libertadores. O meia Al Dawsari, que se destacou na Copa do Catar ao marcar um golaço pela seleção saudita diante da Argentina de Messi, assumiu a responsabilidade e não desperdiçou.

Tendo de correr atrás do marcador, o Flamengo tomou a rédea do jogo, empurrou o adversário para o campo de defesa e chegou ao empate, com Pedro, quando eram jogados 19 minutos da etapa inicial. O gol trouxe tranquilidade a equipe brasileira, que seguiu melhor e dava demonstrações de que a virada no placar parecia uma questão de tempo. Porém, tudo mudou quando Gerson, já amarelado, pisou o calcanhar do atacante Vietto dentro da área. Chamado pelo VAR, o árbitro romeno Istvan Kovacs assinalou nova penalidade em favor dos sauditas e expulsou o volante, depois de mostrar o segundo cartão de advertência.

Com 10 homens em campo e precisando buscar alternativas para reverter o prejuízo sem se expor a Marega e companhia, o português Vítor Pereira optou por sacar Arrascaeta no intervalo. O uruguaio deu lugar ao volante chileno Pulgar. Léo Pereira, que havia sentido no primeiro tempo, também saiu para a entrada do zagueiro Fabrício Bruno.

Mesmo em circunstancias adversas, o Flamengo seguiu com a posse de bola e pressionava, enquanto o Al-Hilal se limitava a contra-atacar. E, dessa forma, aos 69 minutos de bola rolando, Vietto chegou ao gol de Santos, abrindo 3 a 1 e encaminhando a vaga para os azarões. Pedro, novamente, foi às redes, mas era tarde demais. Os 3 a 2 deixaram pelo caminho o sonho do bicampetonato, frustrando milhares de torcedores nas arquibancadas do Estádio de Tanger e milhões reunidos por todo o Brasil.

Disputa do terceiro lugar

Encerrada a possibilidade da conquista, resta a disputa do terceiro lugar, que pode valer a premiação de R$ 12,9 milhões aos cofres do clube presidido por Rodolfo Landim.

O Flamengo aguardará o perdedor de Real Madrid e Al Ahly para voltar a campo às 12h30 (horário de Brasília) do próximo sábado (11). A partida será realizada no Grand Stade de Tanger.