16 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Fumaça de queimadas no Pantanal faz avião de Bolsonaro arremeter

Presidente foi homenageado por produtores rurais e executivos do agronegócio local

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que seu avião arremeteu antes do pousar hoje, em Mato Grosso, por causa da baixa visibilidade decorrente do mau tempo.

A aeronave estava pousando, já perto do solo, quando o piloto levantou voo novamente para uma nova tentativa de aterrissagem.

“Quando nosso avião foi pousar hoje, ele arremeteu, a segunda vez que acontece na minha vida. Sempre é algo anormal que está acontecendo, no caso é que a visibilidade não estava muito boa. Para nossa felicidade, na segunda vez conseguimos pousar”. Jair Bolsonaro, presidente.

Bolsonaro, no entanto, não disse se a manobra teve relação com a grande quantidade de fumaça provocada pelas queimadas no Pantanal. No Mato Grosso, incêndios já devastaram mais de 3.000 hectares, mas mesmo assim o presidente se esquiva de críticas da comunidade internacional à gestão ambiental do governo.

Queimadas suspeitas

No Mato Grosso, Bolsonaro cumpre agenda nas cidades de Sinop e Sorriso. Pela manhã, ele foi homenageado por produtores rurais e executivos do agronegócio. Durante o discurso realizado no evento, o presidente minimizou as queimadas que assolam esse bioma e enalteceu o setor produtivo.

A Polícia Federal diz que o incêndio que destruiu 25 mil hectares de áreas de preservação ambiental no Pantanal, em Mato Grosso do Sul, não foi acidental. A suspeita é que o fogo tenha sido utilizado para remover a vegetação natural com o objetivo de transformar a área em pastagem para gado.