29 de março de 2024Informação, independência e credibilidade
Policia

Veja o vídeo: Funcionário da OAB é baleado por policial no Fórum

Militar do BPTRan baleou manobrista pelas costas: OAB soltou nota de repúdio

José Geovane,funcionário da OAB/ AL e da Caixa de Assistência aos Advogados, foi baleado nesta segunda-feira, dia 04, após se desentender com um policial militar do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTRan).

Geovane trabalha na calçada no Fórum de Maceió, no Barro Duro, fazendo a guarda dos carros dos advogados que frequentam o Fórum, quando, segundo testemunhas, os militares estiveram no local, constataram algumas irregularidades e ele foi contestar.

Ele discutiu com o militares e, como visto no vídeo abaixo, foi agredido fisicamente por dois agentes. As imagens começam com uma arma apontada contra o manobrista: Geovane, estava desarmado, depois da briga fugiu e foi baleado. Pelas costas.

Ainda não há detalhes de como ele está após o disparo. Mas já se sabe que a corregedoria investigará essa desastrosa ação policial.

OAB repudia incidente

Em nota divulgada pela assessoria, a OAB e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) repudiaram a ação do policial. Veja nota na íntegra:

As presidências da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL) e Caixa de Assistência dos Advogados de Alagoas (CAA/AL) repudiam veementemente a ação de militares lotados no Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN) que agrediram, na tarde desta segunda-feira (04), o funcionário da instituição que atua no estacionamento da advocacia localizado no Fórum do Barro Duro. José Geovane da Graça foi abordado pelos militares que notificavam veículos estacionados de forma irregular, agredido e baleado na perna.

OAB Alagoas e Caixa de Assistência buscam informações precisas junto à Secretaria de Segurança Pública (SSP) sobre o ocorrido e a ação totalmente desproporcional dos militares. Segundo informações obtidas de forma preliminar com testemunhas, incluindo advogados e advogadas que se encontravam no local, os policiais estariam notificando veículos que estavam estacionados de forma irregular nas proximidades, no momento em que o carro de um advogado seria manobrado para ocupar uma das vagas do estacionamento destinado à advocacia, os policiais empurraram José Geovane e o agrediram.

Cercado pelos policiais, sofrendo agressões físicas e desesperado, o funcionário da OAB Alagoas e Caixa de Assistência reagiu e tentou se afastar. Imediatamente, mesmo sem José Geovane portar qualquer tipo de armamento, um dos policiais sacou a arma e atirou na perna dele. Baleada, a vítima foi colocada dentro da viatura, sem que os militares dessem qualquer satisfação do destino de José Geovane.

Ao tomar ciência do ocorrido, a OAB Alagoas e a Caixa de Assistência mantiveram contato imediato com a SSP. Minutos depois, as instituições foram informadas que o funcionário estava sendo encaminhado para o Hospital Geral do Estado (HGE). Representantes das instituições se dirigiram para a unidade hospitalar para acompanhar o atendimento a vítima e buscar mais informações.

OAB Alagoas e Caixa de Assistência ressaltam o total respeito aos militares que honram o dever diário de defender a população, colocando em risco suas próprias vidas. Atitudes arbitrárias não podem manchar o valor de toda a corporação, no entanto, precisam ser repudiadas e combatidas.