18 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Gabinete da Causa Animal cria Central de Animais Achados e Perdidos em Maceió

Nova ferramenta é um canal de atendimento online que visa divulgar os pets que estão perdidos

Gabinete da Causa Animal cria Central de Animais Achados e Perdidos
Central de Animais Achados e Perdidos está em funcionamento. Foto: Gabriel Moreira/Secom Maceió
Um dos mais recentes serviços oferecidos pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA) é a Central de Animais Achados e Perdidos.
Trata-se de um canal online, via WhatsApp: (82) 98752-6505, criado para divulgar os animais que são achados pela população com o intuito de encontrar seus tutores, bem como, ser um espaço para que, quem perdeu seu pet possa fazer o relato e aumentar as chances de encontrá-lo. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.Para quem perdeu, é necessário enviar nome, fotos do animal, contato e informar onde o animal foi visto pela última vez. A equipe criará um card com as informações enviadas para compartilhar nas redes sociais e também publicará no site da Prefeitura, na aba Central de Animais Achados e Perdidos.

População pode entrar em contato pelo WhatsApp: 82 98752-6505, de segunda à sexta-feira, das 8h às 14h

Ao entrar em contato é importante passar o máximo de informações possíveis para contribuir com a divulgação. Para quem achou o animal é importante mencionar em que região foi encontrado, enviar fotos e o contato de quem está com a responsabilidade provisória sobre o pet.

A coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares, destacou que a perda de um pet traz grande sofrimento para toda a família e também para o próprio animal, já que eles não sabem se defender, têm dificuldade de se alimentar, podem adoecer e correm vários riscos estando exposto nas ruas.

“Se você achou um animal ou perdeu pode entrar em contato com nossa equipe, via WhatsApp, que iremos divulgar o caso para auxiliar nessa conexão entre tutores e animais perdidos”, explicou a coordenadora.

Coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares. Foto: Victor Vercant
Coordenadora do GGI Causa Animal, Marcella Soares. Foto: Victor Vercant

Atropelamentos são os acidentes mais comuns entre os animais perdidos, principalmente, porque os pets domiciliados não têm experiência em viver livremente na rua.

Por isso é importante que sejam iniciadas as buscas o mais rápido possível. Em grande parte dos atropelamentos, o animal não morre na hora.

Um socorro rápido pode ser crucial para preservar a vida dele. Isso vale também para quando um animal é encontrado atropelado na rua. Se o cidadão prestar socorro imediato, levando-o a uma clínica, as chances de sobrevivência são maiores.

Dicas

O GGI Causa Animal orienta que os tutores não desistam de localizar seu animal. A Central vem para somar e ser mais uma ferramenta nessa questão das buscas. Caminhadas pelas redondezas, divulgação nas redes sociais, anúncios, posts patrocinados, cartazes e carros de som são sempre eficientes para que o anúncio do animal perdido chegue à pessoa que pode estar com ele.

É importante que não seja divulgado que o animal foi roubado, a menos que tenha sido um assalto, roubo, ou arrombamento, pois quem encontrou pode ficar com medo de se envolver com a polícia e minimizar as chances de recuperar o animal.

Medidas importantes

Grande parte dos animais fogem por um portão deixado aberto pelos próprios tutores, por algum visitante ou prestador de serviço. Vale manter a atenção nesse fluxo de entrada e saída dos ambientes.

Mantenha sempre seu animal com uma coleira que tenha placa de identificação com contato ou faça a microchipagem do seu pet. Vale lembrar também que animais cruzam por instinto. Se seu pet passar pela avaliação do médico veterinário e estiver apto para castração  é válido fazer o procedimento, pois geralmente eles ficam mais calmos e caseiros, isso pode evitar fugas, além de aumentar a longevidade do seu animal.

Como funciona a Central

Em caso de perda do animal

Envie o nome, fotos, informações sobre a última vez que foi visto e entre em  contato com a Central.

Se você encontrou o pet

Se você achou um animal na rua e está cuidando dele, envie fotos, informações onde localizou e seu contato para a Central.

Lembrando que o número do WhatsApp é o 82 98752-6505 e o atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.