20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Garimpo ilegal ataca a tiros base do Ibama em terra Yanomami

No ataque 1 garimpeiro ficou ferido e foi preso. Os demais fugiram

Garimpo ilegal e criminoso na terra Yanomami

Na madrugada desta quinta-feira, 23, a base federal do Ibama, instalada na aldeia Palimiú, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, foi atacada por um grupo garimpeiros ilegais na Amazônia.

Os garimpeiros trocaram tiros com os agentes e um deles  ficou ferido. Os outros criminosos fugiram e são procurados pela polícia.

De acordo com a base do Ibama na terra Yanomami, homens armados furaram o bloqueio montado e atiraram contra agentes da autarquia que haviam abordado uma das embarcações. Os fiscais revidaram e um dos garimpeiros ficou ferido. Ele foi detido pela Polícia Federal e está internado.

“Os criminosos desciam o rio em sete ‘voadeiras’ de 12 metros carregadas de cassiterita. O carregamento de minério roubado da terra indígena foi identificado por drones operados pelo Ibama”, divulgou o órgão.

Após o ataque, os comparsas fugiram. A segurança da base de controle foi instalada no início deste mês e é realizada por agentes da Força Nacional de Segurança Pública, da Polícia Rodoviária Federal e do Ibama. “Foi um ataque criminoso programado. Todos aqueles que tentarem furar o bloqueio serão presos. Acabar com o garimpo ilegal é uma determinação do presidente Lula”, declarou o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.