20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Maceió

Glaucoma ganha dia especial na programação do CBO 2018

Especialistas debaterão inovações, casos e tratamentos da doença em Maceió

O glaucoma, uma doença que aflige quase 70 milhões de pessoas em todo o mundo, é um mistério, apesar de sua prevalência. Pouco se sabe sobre as origens da doença, que danifica a retina e o nervo óptico e pode levar à cegueira. Como forma de ampliar o debate, promover uma grande troca de experiência, o 62º Congresso Brasileiro de Oftalmologia terá em sua programação um dia inteiro voltado para o assunto: o Dia Especial do Glaucoma.

O CBO 2018 será realizado este ano em Maceió-AL entre os dias 5 e 8 de setembro, no Centro de Convenções e Exposições Ruth Cardoso, no bairro do Jaraguá. Cerca de 5 mil pessoas são esperadas, que preparou mais de 200 atividades. Os mais renomados nomes da oftalmologia mundial já confirmaram presença, entre eles: Dr. Samuel Yiu, especialista reconhecido internacionalmente em doenças e cirurgia de reconstrução da superfície ocular, e Dr. Miguel Burnier, médico brasileiro radicado no Canadá, referência em patologia ocular.

De acordo com o ex-presidente e membro da Comissão Científica do CBO 2018, dr. Homero Gusmão, várias atividades foram elaboradas para abordar o tema ao máximo. Segundo ele, o objetivo é esgotar o assunto e promover o máximo possível de transferência de habilidade.

“Teremos apresentações na forma de painéis, discussão de casos, debates acerca de casos desafiadores e cursos de transferência de habilidades. Serão cursos mais densos, mais verticalizados, para esgotarmos o assunto”, disse.

O dr. Augusto Paranhos, que também é membro da comissão científica do CBO 2018, destacou a atual fase que o tratamento do glaucoma passa e o grande avanço que a oftalmologia teve nos últimos anos.

“A gente está numa fase muito interessante no tratamento do glaucoma, com várias opções terapêuticas, que eram inimagináveis há 5 anos. Elas estão presentes no dia-a-dia. Selecionamos sessões muitos especiais para discutir, para abordar a fundo, tanto pro oftalmologista geral, quanto para o especialista em glaucoma”, explicou.

E o dr. Vital Paulino complementa: “Vamos abordar tudo sobre diagnóstico, tratamento, dando ênfase nas novas tecnologias utilizadas no diagnóstico do glaucoma. Um curso específico de OCT, um curso específico de campo visual, além de uma discussão muito grande em torno das novas técnicas cirúrgicas destinadas ao tratamento da doença”, concluiu.

No dia 3 e 4 de setembro, antecedendo a abertura oficial do evento, serão realizados quatro Cursos de Formação com os médicos Dr. Sérgio Teixeira e Augusto Paranhos. Confira aqui a grade de atividades no site do Congresso.