20 de janeiro de 2022Informação, independência e credibilidade
Esportes

Globo abre mão do Carioca e Fluminense anuncia transmissão de final com Flamengo no YouTube

Globo rompeu o contrato com a Ferj e clubes e entende que a transmissão das partidas do Estadual caberia à federação e aos clubes

O Fluminense anunciou que vai transmitir a final da Taça Rio, contra o Flamengo, pela FluTV. O Tricolor obteve autorização da Globo, emissora com a qual tinha contrato pelos direitos de exibição, e vai passar o jogo no canal oficial do clube no YouTube, de graça.

A transmissão será responsabilidade do Tricolor por ser o mandante do jogo – definição que aconteceu em sorteio realizado pela Federação de Futebol do Rio (Ferj) na manhã de ontem (7).

A diretoria do Fluminense adotou cautela quanto ao assunto e analisou as questões jurídicas que envolviam a pauta. Por este motivo, fez uma consulta à Globo para que pudesse ter todo o respaldo sobre os próximos passos. A resposta da emissora veio na manhã de hoje (7).

A RedeTV! chegou a fazer uma mobilização para fazer uma oferta ao clube das Laranjeiras pela partida, mas a tratativa ainda não caminhou.

Na semana passada, a Globo já havia indicado que no entendimento dela, após romper o contrato com a Ferj e clubes, a transmissão das partidas do Estadual caberia à federação e às agremiações filiadas.

A emissora, que tinha os direitos de transmissão, rescindiu de forma imediata o contrato com o Carioca após o Flamengo exibir, ao vivo, o confronto com o Boavista pela FlaTV. À época, a empresa alegou que houve uma violação do contrato que estava vigente.

O Rubro-Negro, por sua vez, se apoiou na recente Medida Provisória assinada pelo presidente Jair Bolsonaro, que altera as configurações de direitos de transmissão do esporte no Brasil. Vale ressaltar que o Fla já não tinha vínculo com a Globo para esta edição do Carioca.

Transmissão do Flamengo

A torcida do Flamengo, em sua grande parte, não teve uma experiência agradável para acompanhar a vitória do Rubro-negro por 2 a 0 sobre o Volta Redonda, pela semifinal da Taça Rio – o segundo turno do Campeonato Carioca, na tarde do último domingo (5).

Em primeira instância, o duelo seria transmitido de forma gratuita para os sócios do clube, e para não-sócios seria cobrado o valor de R$ 10. Todos acompanhariam a partida de domingo através da plataforma de streaming MyCujoo, até semana passada pouco conhecida no mercado.

No entanto, a plataforma de pagamento utilizada pelo serviço não aguentou tecnicamente o alto fluxo de flamenguistas interessados na compra do pay-per-view e muitos não conseguiam realizar o pagamento para assistir o jogo.

Sendo assim, os dirigentes do Flamengo optaram por liberar as imagens na FlaTV, canal oficial da equipe no Youtube, sem nenhum custo e para todos que quisessem assistir.

Isso, a poucos minutos do apito inicial. A questão que mais incomodou muitos torcedores foi a demora para o anúncio dessa novidade nas redes sociais oficiais do clube.

Até o momento ainda não há um posicionamento oficial do Flamengo ou da MyCujoo se os torcedores que compraram o jogo serão ressarcidos, embora nos bastidores já se cogite esta possibilidade.