17 de agosto de 2022Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo de Alagoas desmente fake bolsonarista sobre compra de motoniveladoras

É falso que governo de Alagoas tenha adesivado motoniveladoras adquiridas com recursos federais

Secom Alagoas

Circulam em grupos de Alagoas no WhatsApp vídeos e textos acusando o governo estadual de adesivar com os símbolos do Estado máquinas motoniveladoras adquiridas com recursos federais. A informação é falsa.

O contrato para a compra dos veículos faz parte do programa Fortalece Alagoas, que investiu mais de R$ 84 milhões em recursos próprios para a aquisição destas máquinas.

A gravação é narrada por um homem que não se identifica e informa que a possível irregularidade foi constatada na sexta-feira (24) no pátio do Parque da Pecuária.

“Os tratores foram enviados pelo governo federal e os adesivos foram mudados aqui. A Assembleia aprovou o programa Fortalece Alagoas, o governo mandou tirar os adesivos do governo federal e colocou adesivo do Estado de Alagoas como se fossem recursos próprios, o que é mentira. Isso é típico do engodo da desonestidade do governo Renan Filho”, acusa o homem.

Um texto, em tom alarmante e com erros ortográficos, também acompanha o vídeo: “Estás máquinas fazem parte de um lote escondido, adquirido no governo Dilma, e seriam doadas a paises de expressão portuguesa em África, e você pagando! Descobertas pelo governo federal, este tomou a decisão de distribuir pelos municípios dos Estados do Nordeste! Certamente serão usadas como moeda de campanha e com festa! Governo omite e imprensa se cala! (sic)”.

As informações são falsas.

A compra de 102 máquinas motoniveladoras (patrol) foi realizada por meio do investimento de R$ 84,558 milhões do Programa Fortalece Alagoas, com recursos próprios, oriundos do Tesouro Estadual e do Fundo Estadual de Combate e Erradicação à Pobreza (Fecoep).

Os veículos foram adquiridos da empresa XCMG Brasil Indústria LTDA através de processo de licitação na modalidade pregão eletrônico. As despesas também podem ser encontradas, em detalhes, no Portal da Transparência. De acordo com a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), 27 municípios alagoanos já receberam as máquinas adquiridas pelo Governo de Alagoas.

Segundo o secretário Fabrício Marques, responsável pela Seplag, além de motoniveladoras, o programa Fortalece Alagoas contempla a aquisição de diversos equipamentos, como ambulâncias, caminhões para transporte de merenda escolar, caminhões pipa, entre outros. “É um programa muito robusto para fortalecer a gestão dos Municípios, tanto para garantir a estrutura de manutenção do próprio município quanto para apoiar a agricultura familiar, o transporte de pacientes e de estudantes. Tudo isso financiado com recursos próprios do Governo do Estado de Alagoas”, diz.

Alagoas Sem Fake

Com foco no combate à desinformação, a editoria Alagoas Sem Fake verifica, todos os dias, mensagens e conteúdos compartilhados, principalmente em redes sociais, sobre assuntos relacionados ao novo coronavírus em Alagoas e outros temas. O cidadão poderá enviar mensagens, vídeos ou áudios a serem checados por meio do WhatsApp, no número: (82) 98161-5890. Clique aqui para enviar agora.

-Secom-Alagoas