25 de maio de 2022Informação, independência e credibilidade
Maceió

Governo de Alagoas inaugura hoje Clínica da Família em Maceió

Na Arena Saúde estarão disponíveis exame do pé diabético, glicemia e antropometria, além de exames de colposcopia, eletrocardiograma e exames laboratoriais

O Governo de Alagoas vai inaugurar, nesta quinta-feira (24), às 10 horas, a primeira Clínica da Família de Maceió, que foi construída no Conjunto José Aprígio Vilela, no bairro Benedito Bentes.

O governador do Estado, Renan Filho, e o secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, irão participar da entrega de mais esse equipamento de saúde para a população. Além da entrega da clínica, a população também terá acesso aos serviços da Arena Saúde, que irá assegurar consultas e exames.

A Clínica da Família tem o objetivo de proporcionar atendimento de forma acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, visando promover o diagnóstico precoce e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados para a população.

“A população daqui esperou por esse posto há oito anos e a chegada desse equipamento vai mudar a realidade e o atendimento em saúde aqui no Zé Aprígio. Nós temos aqui cerca de 40 mil pessoas que não tinham um único posto de saúde sequer. Agora aqui vai ter clínico geral, cardiologista, ginecologista, pediatra, exame de ultrassom e raios-X. É a nova saúde de Alagoas. O governador Renan Filho e eu, Alexandre Ayres, temos trabalhado duro para levar saúde para quem mais precisa”.

A unidade irá funcionar de segunda a sexta, das 7h às 19h, com o atendimento de serviços de nível primário, como nutricionista, fisioterapeuta, ortopedista, endocrinologista, cardiologista, urologista, dermatologista, cirurgião geral, ginecologista,  otorrino, gastroenterologista, vascular, geriatra, hematologista, proctologista, reumatologista, neurologista, ultrassonografista, infectologista, oftalmo e pediatra.

Os atendimentos acontecerão por meio de um agendamento prévio na Central de Regulação Estadual da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que disponibilizará e definirá onde será feito o atendimento, segundo critérios como proximidade com a residência do paciente e complexidade do caso, com o objetivo principal de dar mais conforto para o paciente, que não precisará se deslocar por longas distâncias, assim reduzindo as filas de espera.

Na clínica serão ofertados os serviços de ultrassonografia, ultrassom vascular com doppler, raios-X, eletrocardiograma, ecocardiograma, Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial (Mapa) e teste ergométrico.

Arena Saúde

Para zerar a demanda reprimida de consultas e exames da população do Conjunto José Aprígio Vilela, no Benedito Bentes, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) vai promover a Arena Saúde, que vai contar com cirurgiões gerais, endocrinologistas, ginecologistas, neurologistas, clínicos gerais e pediatras.

Na Arena Saúde estarão disponíveis exame do pé diabético, glicemia e antropometria, com orientação de atividade física e nutrição. Além de exames de colposcopia, eletrocardiograma e exames laboratoriais.