9 de dezembro de 2021Informação, independência e credibilidade
Alagoas

Governo do Estado vai construir 5 Parques Lineares em Maceió

Dois já tiveram as ordens de serviço assinadas por Renan Filho, que autorizou, hoje (1), o início das obras para mais um equipamento, na Grota da Freira

O governador Renan Filho e o secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano, Mosart Amaral, autorizaram, na manhã desta terça-feira (01), o início das obras do Parque Linear da Grota da Freira, em Mangabeiras. Trata-se do segundo equipamento urbano com ordem de serviço assinada e que será erguido em Maceió, de cinco previstos.

A construção do Parque Linear da Grota da Freira faz parte da segunda etapa do programa Vida Nova nas Grotas que visa, além da promoção de atividades de esporte e lazer para a comunidade, integrá-la à malha urbana da cidade. A iniciativa é executada pela Secretaria de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), em parceria com o ONU-Habitat (Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos).

“A vida se desenvolve nesses logradouros. A vida ocorre dentro das casas das pessoas, na escola, no trabalho, como também nas praças públicas, nas praias, nas áreas comerciais. Então, construir um novo espaço urbano significa valorizar a vida das pessoas”, declarou Renan Filho, durante a assinatura na ordem de serviço, realizada no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares.

Além do Parque Linear, Renan Filho anunciou que a Grota da Freira será contemplada com a construção de uma creche. “Depois das obras do Vida Nova nas Grotas, dos Parques Lineares, vamos iniciar a construção de 30 creches em Maceió. Isso significará um investimento de aproximadamente R$ 100 milhões em obras”, revelou.

O Parque Linear da Grota da Freira será construído numa área de 3.920 m² e contará com quadra poliesportiva, academia ao ar livre, parque infantil, passeios, área para alimentação, ciclofaixa, além de outros equipamentos que irão promover a inclusão e a interação social. O investimento é de R$ 820 mil, recursos do Governo do Estado.

Morador e liderança comunitária, José Paulo de Araújo, mais conhecido como “Paulo Pelé”, enfatizou que os benefícios gerados pela construção do Parque Linear vão além da Grota da Freira, onde moram mais de 700 famílias.

“Um projeto desse, do Parque Linear, caiu do céu, porque tanto vai beneficiar a Grota da Freira com as comunidades das Bananeiras, Triunfo, a parte alta do Jacintinho todo, como também o pessoal da Jatiúca”, citou Paulo Pelé.

Ao todo, o Governo do Estado vai construir cinco Parques Lineares em Maceió. O primeiro deles teve a ordem de serviço assinada no dia 21 de maio e será erguido na Grota do Cigano, em Mangabeiras. Comunidades do Benedito Bentes e da Santa Lúcia também serão contempladas.

Mosart Amaral destacou a grandiosidade do programa Vida Nova nas Grotas, que avança, irradiando benfeitorias pelas comunidades da capital alagoana.

“O Vida Nova nas Grotas já oferece emprego a muita gente. Vamos iniciar, agora, os serviços em mais uma grota. Então, das 100 existentes em Maceió, já estamos em 71 delas. A meta é chegar a todas até o final do governo Renan Filho”, afirmou o secretário.