10 de maio de 2024Informação, independência e credibilidade
Saúde

Governo emite alerta sobre a varíola dos macacos, após diagnóstico em brasileiro na Alemanha

Ministério diz que casos suspeitos, segundo a pasta, devem ser isolados, testados e notificados imediatamente

Varíola: a nova preocupação no Brasil e no mundo

Depois que a Alemanha confirmou, nesta sexta-feira, 20, que o primeiro caso de varíola dos macacos foi identificado em um brasileiro de 26 anos, o governo brasileiro passou a emitir alertas sobre a doença.

O brasileiro esteve em Portugal e na Espanha. O homem agora está em isolamento na cidade de Munique.

Por isso, ogoverno federal montou um grupo de especialistas e emitiu um alerta aos estados diante dos novos casos de varíola dos macacos no mundo. O Brasil, até o momento, não registra casos suspeitos da doença.

O Ministério da Saúde afirmou em nota que acompanha o caso e já solicitou informações adicionais à OMS (Organização Mundial da Saúde) e ao Ministério da Saúde da Alemanha. O Itamaraty também foi procurado pela reportagem, mas não respondeu.

Uma “comunicação de risco” emitida nesta quinta-feira (19) pelo Ministério da Saúde traz orientações para os profissionais de saúde sobre o diagnóstico e a notificação da doença. Entre outros pontos, o documento alerta para o risco de contágio entre pessoas com mais de um parceiro sexual.

“Os serviços de saúde devem tomar medidas para aumentar a conscientização sobre a potencial disseminação da varíola em comunidades de indivíduos que fazem sexo casual ou que têm múltiplos parceiros sexuais”, diz o comunicado.

Casos suspeitos, segundo a pasta, devem ser isolados, testados e notificados imediatamente. Os profissionais de saúde também devem iniciar o rastreamento de contatos “assim que tiver a suspeita de um caso”.