25 de abril de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

Índia finalmente libera exportação de vacinas para o Brasil

Governo espera o envio de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford encomendadas pela Fiocruz

O governo da Índia liberou as exportações comerciais de vacinas covid-19, com as primeiras remessas sendo enviadas para o Brasil e Marrocos amanhã, informou hoje o secretário das Relações Exteriores do país, Harsh Vardhan Shringla.

O Brasil espera o envio de 2 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford encomendadas pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz). Elas foram fabricadas pelo laboratório indiano Serum e eram esperadas para o último fim de semana, mas uma resolução do governo local barrou a remessa.

Segundo o secretário, o fornecimento comercial da vacina começaria a partir de amanhã, de acordo com o compromisso do primeiro-ministro Narendra Modi de que as capacidades de produção da Índia seriam usadas por toda a humanidade para combater a pandemia.

O governo indiano suspendeu a exportação de doses até iniciar seu próprio programa de imunização no fim de semana passado. No início desta semana, a Índia enviou suprimentos gratuitos para países vizinhos, incluindo Butão, Maldivas, Bangladesh e Nepal.