20 de setembro de 2024Informação, independência e credibilidade
Brasil

INSS antecipa pagamento extra as vítimas da tragédia em SP

De acordo com portaria do INSS, o valor extra corresponde a um mês de benefício

Vitimas da tragédia em São Paulo vão receber apoio do INSS

O presidente interino do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Glauco André Fonseca Wambur assinou nesta quarta-feira, 22, uma portaria que determina a antecipação do pagamento dos benefícios para moradores dos municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, em São Paulo.

A portaria foi proposta e também assinada pelo Ministro da Previdência Social, Carlos Lupi.

De acordo com o documento, os moradores da região atingida terão ainda direito a um valor extra do pagamento a partir da próxima segunda-feira (27/2), que será descontado posteriormente “sem qualquer acréscimo”.

Segundo a portaria, o montante adicional corresponde a um mês de benefício apenas para os cidadãos que recebem aposentadoria, pensão ou benefício assistencial. Os benefícios temporários não fazem parte da ação.

Inicialmente, cerca de 100 mil pessoas poderão optar pelo adiantamento do benefício. O valor total liberado pelo órgão será de, aproximadamente, R$ 220 milhões.

Como vai funcionar

O INSS enviará o valor ao banco do saque do benefício, porém estará bloqueado. O segurado pode escolher usar o recurso, formalizando a opção no próprio banco, que liberará o dinheiro em 27 de março. A opção poderá ser usada uma única vez, enquanto perdurar o estado de calamidade.

Segundo o INSS, o extra será descontado do valor normal do benefício a partir do terceiro mês da opção, em 36 parcelas, sem qualquer acréscimo.